NOTÍCIAS | LICITAÇÃO: OCB DIVULGA CARTILHA
Quinta-Feira, 01 de Julho de 2021, 10h:25
Aprimorar a compreensão da Administração Pública
Licitação: OCB divulga cartilha que orienta governos

Sistema OCB
Brasília / DF
noticias@ocbmt.coop.br

Com o objetivo de aprimorar a compreensão da Administração Pública quanto a participação de cooperativas em licitações para aquisição de produtos ou serviços por órgãos governamentais, o Grupo Jurídico de Cooperativas em Licitações, constituído no âmbito do Comitê Jurídico da OCB, desde 2016, acaba de disponibilizar a Cartilha Orientativa sobre Contratações de Cooperativas para Gestores Públicos.

O material faz parte do cronograma de trabalhos desenvolvidos pelo grupo, cujas atividades foram retomadas em 2020. A entrega da cartilha também representa uma das várias iniciativas que compõem o Plano de Ação Nacional que vêm sendo executado no âmbito dos Três Poderes, em prol da temática da participação de cooperativas em licitações públicas.

A cartilha apresenta a estruturação do modelo cooperativista no Brasil, traz números nacionais e internacionais, e apresenta os diferenciais em relação aos demais modelos econômicos. Também explica o que é uma cooperativa e como ela funciona, bem como a leis que norteiam o jeito coop de fazer negócios.

“A cartilha já foi enviada às Organizações Estaduais, assim, recomendamos a criação de agendas com o poder público estadual e/ou municipal, especialmente entre os agentes públicos responsáveis pelos processos de contratação governamental, para sensibilizá-los sobre a relevância das cooperativas para a economia local”, comenta o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

“Esse mesmo trabalho será realizado aqui em Brasília, por nós, da Unidade Nacional, que buscaremos realizar uma interlocução com importantes atores nessa temática, como o Tribunal de Contas da União, associações representativas de prefeitos e municípios, dentre outros”, explica Márcio Freitas.

DOWNLOAD
Para conhecer a Cartilha Orientativa sobre Contratações de Cooperativas para Gestores Públicos, basta clicar aqui.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet