NOTÍCIAS | INTERCOOPERAÇÃO
Sexta-Feira, 21 de Outubro de 2022, 08h:00
FATES impulsiona intercooperação entre coops educacionais e de crédito
As cooperativas Eduluc e Sicoob Norte Credisul foram destaque nacional

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

FATES impulsiona intercooperação entre coops educacionais e de crédito

As cooperativas Eduluc e Sicoob Norte Credisul foram destaque nacional

O movimento cooperativista conta com os princípios, valores e iniciativas para melhorar a vida de seus cooperados e colaboradores desde sua origem. Essas ações, no entanto, podem se tornar ainda mais expressivas com acesso a recursos do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (Fates) – uma forma de intercooperação que vem dando resultados e materializando os princípios cooperativistas. 

O Sistema OCB destacou agulmas inciativas de intercooperação para utilização do FATES que já estão a todo vapor no Brasil e entre elas uma de Mato Grosso, entre a Cooperativa de Trabalho dos Professores e Profissionais da Educação de Lucas do Rio Verde (Eduluc) e o Sicoob Norte Credisul, na cidade de Lucas do Rio Verde (MT).

Mato Grosso

Em Mato Grosso, a Cooperativa de Trabalho dos Professores e Profissionais da Educação de Lucas do Rio Verde (Eduluc) e o Sicoob Norte Credisul se uniram para custear bolsas de estudo para os filhos de cooperados e colaboradores com o acesso aos recursos do Fates da coop de crédito. O case de intercooperação entre a Eduluc e Sicoob Norte Credisul foi inspirado, segundo o presidente da Eduluc, Paulo Angeli, no arranjo multisetorial da Cooperativa Mondragón, na comunidade independente de Basco (ES).

“O processo de intercooperação nasceu da iniciativa da Eduluc, após viagem feita ao país Basco, com representantes do ramo educacional. Procuramos a instituição financeira oferecendo produtos educacionais e propomos caminhar juntos para fortalecer os dois ramos. Esta parceria permite conceder aos filhos dos colaboradores e funcionários bolsas de estudo por meio da coop de crédito. Além disso, para cada família que tenha conta junto na agência do Sicoob também são liberados R$ 100, por mês”, explica Angeli.

O presidente destaca que outras possibilidades foram abertas com o processo de intercooperação, como o financiamento da usina de energia solar, que atenderá a escola e os cooperados com uma capacidade para gerar 400 watts de energia/mês. “Temos muitos desafios, ainda mais nestes tempos de Covid e pós-Covid. Os recursos do Fates contribuem para o fortalecimento do nosso negócio e do cooperativismo”, declara.

De acordo com ele, a utilização de recursos e a atuação da coop contribuem para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que trazem educação de qualidade (ODS 4), energia limpa e acessível (ODS 7) e parcerias e meios de implementação (ODS 17). “Além de contribuir com o fortalecimento do cooperativismo, passamos a ser exemplo de integração em defesa do desenvolvimento local”.

Angeli acrescenta que os cursos do Sescoop/MT são uma das frentes de atuação da coop para criar mais oportunidades. Com projetos pedagógicos e parcerias com outras cooperativas, os trabalhos dos alunos cooperativistas são levados para a comunidade. Ele destaca que as palestras realizadas pelas cooperativas de crédito Sicredi e Sicoob, presentes na grade curricular, e em forma de disciplina, para alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, integram a proposta de promoção de educação financeira.

“Esses recursos assistem diretamente as ações das cooperativas, além de simbolizar o compromisso que elas têm com o quadro social mediante suas necessidades educacionais e sociais. Com o Fates, temos o fortalecimento do princípio cooperativista que versa sobre o interesse pela comunidade”, acrescenta o gerente da Sicoob Credisul de Lucas do Rio Verde, Alex Fernando Belter. Para ele, a finalidade de promover assistência técnica, educacional e social para os cooperados, colaboradores e seus filhos é cumprida com sucesso.

Sobre a coop
Eduluc – Localizada em Lucas do Rio Verde (MT), a cooperativa fundada em 1999, nasceu de uma parceria com a Cooensino Universal Dois Mil. A cooperativa de pais de alunos ficou à frente dos negócios por sete anos e com a formatura dos filhos, migraram para coops do agro. Os professores então assumiram os negócios e há 22 anos eles gerenciam a coop.

Conheça outros trabalhos das cooperativas educacionais que, por meio da intercooperação, já utilizam o Fates de cooperativas de crédito para fazer a diferença no ConexãoCoop.

CARTILHA FATES
Para esclarecer as possibilidades de aplicação do FATES, o Sistema OCB elaborou a Cartilha FATES – Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social que trata sobre a utilização destes recursos, formas de aplicação, obrigações legais e boas práticas de governança. O recurso, já utilizado por algumas coops educacionais, é destinado à prestação de assistência aos associados, seus familiares e colaboradores.

“Este importante instrumento deve ser acessado com vigor por nossas cooperativas. Com a cartilha, muitos pontos podem ser esclarecidos, além de importantes recomendações para a tomada de decisões consistentes e juridicamente seguras para a gestão, operacionalização e aplicação desses recursos em benefício de todos”, afirma o presidente do Sistema OCB, Marcio Lopes de Freitas. Ele explica também que a instituição conta com Câmaras Temáticas de Pais e Professores, que acompanham e debatem as ações em defesa do segmento.

Fonte: Com informações do Sistema OCB

 
 
 
 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet