NOTÍCIAS |
Segunda-Feira, 27 de Novembro de 2023, 15h:26
Sistema OCB/MT realiza viagem de estudos à COMIGO e GAPES-CNA, em Goiás

Assessoria Sistema OCB/MT / Pau e Prosa Comunicação

O Sistema OCB/MT, através do Sescoop/MT, realizou Viagem de Estudos à Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Goiano (Comigo) e ao Grupo Associado de Pesquisa do Sudoeste Goiano (Gapes-CNA), que ficam em Rio Verde (GO). A comitiva contou com a participação de representantes da diretoria da instituição, bem como de cooperativas mato-grossenses, que conheceram a história e os cases de sucesso goianos.


A viagem complementou os estudos apresentados no Workshop Agro, realizado nos dias 10 e 11 de julho, em Chapada dos Guimarães (MT), com ênfase na gestão estratégica do negócio. A missão teve como propósito avaliar, na Comigo, a visão, as experiências e o posicionamento estratégico que possam ser referências para o pensamento estratégico das cooperativas mato-grossenses, voltado para a expansão de serviços prestados aos seus associados.


O presidente do Sistema OCB/MT, dr. Onofre Cesário, destacou que viu muitos pontos positivos no trabalho realizado pela Comigo, como por exemplo a agroindustrialização, com a produção de farelo e óleo de soja, este último já em fase de exportação. Uma produção que inclusive ajuda a desenvolver outras cadeias, como a do plantio de eucalipto para a produção de madeira para gerar energia. Outro aspecto ressaltado é em relação à governança. “Eles têm um presidente, mas os diretores são executivos e são cooperados já há muito tempo na cooperativa. Isso gera também uma certa tranquilidade”, analisou.


O aspecto da industrialização também foi chamou a atenção de Nelson Luiz Piccoli, diretor institucional do Sistema OCB/MT. “Ela partiu para indústria de dois/três segmentos trazendo uma segurança muito grande de lucratividade em parte de sua produção agrícola, agregando valor muito significante para os associados da Comigo. Esse é o modelo que nós da OCB/MT pretendemos levar a conhecimento das cooperativas do nosso estado”, frisou.


Para Júnior Zanetti, presidente da Cooperfibra, é importante a estratégia que a Comigo tem de alinhamento com os produtores. “Isso é uma construção que nós temos que fazer com nossas cooperativas. Entendemos que o produtor tem que estar mais próximo da cooperativa, tem que ser mais participativo e construir o relacionamento junto para que as tomadas de decisões e os estudos de caso, ou de viabilidade econômica de um projeto, estejam sempre bem alinhados. Eu acho que esse é aprendizado que a gente leva aqui da Comigo”, exaltou.


O superintendente Sescoop/MT, sr. Adair Mazzotti, considerou importante o processo de revisão que a visita tem o poder de provocar. “Não sei se provoca as mudanças de imediato, mas provoca reflexão e, a partir daí, então a gente irá perceber que tipo de demandas novas vão surgir das nossas lideranças, dos participantes, dos membros que participaram. Esse trabalho, portanto, oferece os elementos, as informações que nós precisamos também para organizar no âmbito do Sistema OCB/MT os serviços de apoio, seja no fortalecimento ao processo de organização desses associados ou reorganização, seja no processo de fortalecimento dos negócios”, analisou.


Visita ao Gapes

 

GAPES

 

A visita ao Gapes visou conhecer o modelo de trabalho da entidade, o processo de compras em conjunto e o papel da pesquisa de campo no incremento na produtividade da produção de seus associados. Para Daniel Robson Silva, presidente Coopernova, trata-se de de uma experiência bastante válida que serve para poder ser replicada em qualquer lugar, tanto com grandes como pequenas propriedades.


“Os resultados são muito bons e eles servem para nós, cooperativas de leite, e para cooperativas de grãos, porque podemos nos organizar de uma determinada forma que isso venha trazer benefícios para o grupo como um todo. Essa forma de organização é bastante importante para que se possa realmente atingir os objetivos de ter redução de custos, ter maior rentabilidade e, logicamente, continuar inserido no mercado da melhor forma possível”, avaliou.

 

Recíproca verdadeira


Jubrair Gomes, superintendente da OCB Goiás enalteceu esse tipo de intercooperação, que possibilita “mudar o mindset dos dirigentes das cooperativas agropecuárias de Mato Grosso para que possam verificar oportunidades de melhoria que possam aumentar sua competitividade, com profissionalização do seu quadro de dirigentes e colaboradores, para que possam avançar cada vez mais e terem mais sobras, mais geração de renda e riqueza para os seus cooperados”.


Antonio Chavaglia, presidente do Conselho de Administração da Comigo, enalteceu a oportunidade de trocar informações, que “contribui muito para o desenvolvimento e a compreensão das pessoas a respeito do cooperativismo real, do cooperativismo verdade”. Segundo ele, é importante o produtor entender a responsabilidade que está envolvida na criação de uma cooperativa, assim como de provê-la de capital. “E boa gestão. Gestão profissional e responsável, das duas partes, da parte do diretor como da parte do associado”, complementou.
“Foi uma troca de experiência muito boa, houve uma participação muito efetiva tanto da parte deles como da parte nossa, esteve aqui o Antônio dando as boas-vindas e eu tive oportunidade de explicar como é o funcionamento da cooperativa no dia a dia, o posicionamento dela e assim por diante. Acho que foi um dia bastante proveitoso e foi uma satisfação ter participado”, opinou Warlen Freitas, diretor administrativo financeiro da Comigo.


A satisfação também foi manifestada pelo diretor industrial da Comigo, Paulo Carneiro Junqueira. “Para nós é um prazer receber a equipe de Mato Grosso, dessas cooperativas irmãs para troca de experiências. E a gente mostrar que o que fez nesses últimos 47 anos, a resistência da Comigo, e poder contribuir para o desenvolvimento do pessoal lá do Mato Grosso”, comentou.
Produtora rural na região de Rio Verde (GO) e vice-presidente da Gapes, Flavia Montans também ressaltou a importância da visita da missão do Sistema OCB/MT, podem assim oferecer novas possibilidades à entidade mato-grossense. “Compartilhamos um pouco sobre nossa pesquisa, sobre nossas compras e sobre a nossa união e estamos muito gratos com a visita. Espero ter agregado, que a OCB Mato Grosso consiga desenvolver seu trabalho de união, de força e desempenho”, realçou.




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet