NOTÍCIAS |
Terça-Feira, 28 de Novembro de 2023, 19h:14
Sistema OCB/MT e Sescoop/MT participam de edição conjunta do Dia C de Cooperar

Assessoria Sistema OCB/MT / Pau e Prosa Comunicação

O Sistema OCB/MT e o Sescoop/MT participaram, no último domingo (26/11), do Dia C de Cooperar, no Sesc Balneário, em Cuiabá (MT). O evento reuniu cooperativas dos mais diferentes ramos, empresas e órgãos públicos, em um esforço conjunto para levar à população do bairro São João Del Rei e entorno serviços nas mais diferentes áreas. Foram oferecidos atendimentos de saúde, oportunidades de emprego, emissão de documentos, orientação jurídica, bem-estar, lazer e entretenimento, entre outros.


O presidente do Sistema OCB/MT, dr. Onofre Cezário de Souza Filho, explicou que as cooperativas são livres para realizar o Dia C de Cooperar em qualquer data e, para isso, recebem apoio do Sescoop Nacional junto com o Sistema OCB, em Brasília, cabendo à representação estadual distribuir os materiais e participar das ações. “Queremos mostrar um lado para a comunidade que é o lado da nossa integração com ela, senão o sétimo princípio vai se tornar vazio. Nós queremos que a comunidade se integre com a gente e no futuro tenha pertencimento das cooperativas que estão aqui ou possa formar uma cooperativa também”, ressaltou.


O superintendente do Sescoop/MT, Adair Mazzotti, lembrou que este é o décimo ano em que se realiza o Dia C em Mato Grosso, juntamente com o restante do país. “E, a partir do ano passado, nós passamos a estimular a intercooperação em cada município onde tem mais de uma cooperativa e está dando resultado. Então, aqui em Cuiabá, parabéns à iniciativa de vocês. E aí fica já como calendário o último evento praticamente do ano, encerrando a campanha do ano”, sugeriu.


Segundo ele, é um programa que está dando certo, em que as cooperativas se juntam para promover uma intercooperação nos municípios, com avanços importantes. “Para vocês terem uma ideia, no ano passado foram envolvidos aqui no estado de Mato Grosso 6 mil voluntários e foram beneficiadas 193 mil pessoas que participaram dos nossos eventos como beneficiários”, citou. Isto mostra a força da união entre as cooperativas. “Quando íamos num município tínhamos que participar de 3 ou 4 eventos separados, isolados, e a coisa ficava complexa e é ruim inclusive para que a gente possa organizar no sistema OCB o apoio a essas iniciativas”, salientou.


Adair aproveitou para lançar um desafio. “Que nós saiamos deste bairro, ou dos bairros aonde nós formos promover, com no mínimo uma cooperativa de serviço ou de consumo ou coisa do gênero constituída. Não basta nós passarmos por aqui, nós temos que deixar o resultado. E, ao promovermos a constituição de uma cooperativa, seja de serviço, por exemplo, doméstico, seja de consumo, seja qual for a atividade, ela se integre também a esse movimento do Dia C, participando e demonstrando o resultado que foi obtido”, propôs.


O superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo, enalteceu o trabalho conjunto desenvolvido pelas cooperativas de Cuiabá que, por meio do voluntariado, movimentaram as comunidades e proporcionaram o acesso a serviços e informações. “Queremos agradecer toda a comunidade pela participação e parabenizar a todos os envolvidos pela mobilização. Esta semana foi muito feliz para o cooperativismo em todos os sentidos. Tivemos inúmeros eventos na OCB/MT, como o Coopera + MT, na última semana. O momento é de comemoração”, celebrou.


Início de um grande projeto de intercooperação
Amarildo Pereira, presidente do Sicoob Integração, cooperativa que encabeçou o esforço de unir diferentes ramos e sistemas para esta edição do Dia C de Cooperar, falou da alegria de ver todos juntos e sintonizados nos mesmos objetivos. “Hoje é um momento muito especial para nós. Talvez o primeiro dia da nossa união. Nós conseguimos aqui unir cooperativas e parceiros de diferentes sistemas. Isso nos orgulha muito. Isso nos dá firmeza de que nós estamos no caminho certo. Se essa é a primeira que não seja a única. Eu faço um desafio aqui para o nosso pessoal: seja a primeira de muitas”, convocou.


“Sejam muito bem-vindos a esse evento tão especial, onde a gente fala de intercooperação. Todo mundo fala e tem dificuldade em colocar em prática. E hoje a gente conseguiu fazer isso. Cumpriram um dos nossos princípios cooperativos, iniciaram uma semente como o Amarildo falou, juntos, e com certeza ano que vem vai ter mais gente conosco, parceiros, a OCB/Sescoop sempre também apoiando essas ações. Falei para o Adair: vai virar calendário da OCB/Sescoop porque precisa”, cobrou a presidente do Sicoob Central Rondon e do Sicoob UniãoMT/MS, Aifa Naomi.


“Eu acho que uma grande jornada começa com o primeiro passo, não tem jeito. Então aqui hoje é o primeiro passo dessa jornada que a gente vai trilhar juntos. Eu acho que só está começando. Sabe, de ter mesmo no calendário oficial das cooperativas esse evento. Eu acho que é uma baita de uma provocação da gente ter mesmo, da gente trabalhar isso cada vez mais junto”, opinou Seneri Paludo, diretor-executivo do Sicredi Central Centro-norte.


“Para nós foi uma satisfação muito grande ter sido convidado para participar desse evento. Porque evidencia a força do cooperativismo, que está na intercooperação. Essa semana a gente foi muito privilegiado com esse evento aqui e porque, no dia 23, a OCB/MT realizou um evento chamado Coopera + MT. Confesso que saí de lá cheio de esperança e queremos fazer parte dessa mudança e contando com o Sescoop/MT”, disse o presidente da Cocemat, Júlio Pereira de Moura.


“Já tínhamos aí uma parceria antiga com o Sicredi, sempre fazendo um trabalho numa instituição, no Dia C, mas esse sonho de integrar as cooperativas é antigo, então o coração está bastante aquecido. A união de cooperativas, assim como de pessoas, faz tudo isso daqui. Então é mais um momento para a gente trazer como reflexão que juntos somos fortes, mas unidos nós somos melhores ainda”, frisou Paula Cosme, coordenadora de Suprimentos da Coabra.


“Eu estou aqui representando 31 famílias da nossa cooperativa agro sustentável Família da Terra Pantaneira. Nós temos o seguinte refrão: não adianta você falar, dê seu exemplo. E aqui está demonstrado mais uma vez o exemplo da intercooperação. Nós estamos dando hoje um bom exemplo de que juntos somos muito mais fortes, maiores do que nós aparentamos”, reforçou Roberto Epifânio Rodrigues, presidente da cooperativa.


Dia de Cooperar
O Dia de Cooperar (Dia C) é a prova de que o cooperativismo transforma realidades. Há 10 anos sendo realizado em Mato Grosso, a iniciativa alcança números que demonstram sua importância. São mais de 1,5 milhões de pessoas beneficiadas com as ações oferecidas durante a ação, cerca de 1,3 mil projetos realizados e 85 mil voluntários envolvidos em todo o estado.

SISTEMA OCB/MT - A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT – é uma entidade formada por três instituições que fazem papéis distintos e ao mesmo tempo interligados, focados no suporte às cooperativas: OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso; Sescoop/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso; e o I.Coop – Faculdade.

 




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet