NOTÍCIAS | ARTIGO TÉCNICO
Quinta-Feira, 16 de Fevereiro de 2023, 08h:50
Safra de feijão e o papel da diversificação das culturas agrícolas em MT
Artigo de Sâmyla Sousa - Consultora de Desenvolvimento de Novos Negócios

Assessoria Sistema OCB
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Safra de feijão e o papel da diversificação das culturas agrícolas em MT

10 de Fevereiro é o Dia Mundial do Feijão

O feijão é um dos componentes básicos da dieta dos brasileiros, sendo a principal fonte de proteínas e fibras vegetais. Além de possuir alto valor nutricional, o feijão também tem relevante papel socioeconômico, em virtude da maior acessibilidade financeira quando comparado a outras fontes de proteínas vegetai

O feijão-comum é considerado uma cultura atípica por se conseguir três safras anuais. A safra das "águas" ou 1ª safra é plantada principalmente nas Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, sendo cultivado entre os meses de agosto a novembro. A safra da "seca" ou 2ª safra ocorre nas Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e em único período de plantio no Norte, onde o feijão-comum é consorciado com o milho. Essa safra é realizada entre os meses de dezembro a abril. Já a safra de 3ª temporada, também designada como safra irrigada, de inverno ou, simplesmente, 3ª safra, acontece com o feijão-comum cultivado entre os meses de abril a julho, no Centro-Sul do Brasil (EMBRAPA, 2012).

Se considerada as três safras, atualmente Mato Grosso se encontra na quinta posição de maior produtor de feijão do Brasil, registrando 252,3 mil toneladas na safra 2021/22, participação de 8,5% na produção nacional. Para a safra 2022/23 é estimada produção 261,5 mil toneladas segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Apesar de estar entre os cinco maiores produtores nacionais, a destinação de área para produção de feijão em Mato Grosso vem reduzindo nos últimos anos. Se comparada a área da safra 2021/22 com a safra 2016/17, houve uma queda de 46,7% na área e 38,3% na produção de feijão mato-grossense. Esse movimento vem ocorrendo devido a maior destinação de área para a cultura do milho, que teve seu preço valorizado nos últimos anos devido a maior demanda pelo cereal com as instalações de usinas de etanol de milho no Estado.

Safra de feijão e o papel da diversificação das culturas agrícolas em MT

                                                                                                         Fonte: Conab - ¹Estimativa.

Mesmo com a concorrência entre as cadeias produtivas devido a questões mercadológicas, destaca-se a importância da diversificação nas áreas produtivas. A Embrapa, em seu estudo sobre o futuro da agricultura para 2030, destacou os estímulos à diversidade produtiva vegetal, bem como a importância na integração produtiva para o desenvolvimento de sistemas agrícolas mais sustentáveis.

Ainda de acordo com a Embrapa, a intensificação sustentável da agricultura é capaz de aumentar o rendimento agrícola, ao mesmo tempo em que reduz seu impacto ambiental e assegura a saúde dos ecossistemas de apoio.

Nesse contexto, destaca-se a relevância de incentivos para a produção e consumo do feijão no Estado. Do lado da produção, grandes desafios para desenvolvimento da atividade produtiva precisam ser enfrentados, como a produtividade e o aumento de competividade com demais culturas agrícolas, além dos gargalos logísticos e mercadológicos existentes na cadeia produtiva. Pelo lado do consumo, necessita-se elucidar a população os mecanismos funcionais e nutricionais, bem como seus benefícios à saúde na ingestão dessa leguminosa, com o intuito de fomentar o consumo.

Como forma de estimular a produção e o beneficiamento de feijão em Mato Grosso, o Sistema OCB/MT em parceria com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) elaborou um simulador de viabilidade econômica para beneficiamento de feijão.

O objetivo deste simulador é demonstrar como alternativa ao produtor rural o beneficiamento de feijão por meio de cooperativas, com a possibilidade de obter um aumento em sua rentabilidade com a atividade, uma vez que há descontos no preço da leguminosa quando há a entrega aos cerealista e indústrias de beneficiamento.

Para ter acesso ao simulador e obter mais informações entre em contato pelo e-mail desenvolvimento@ocbmt.coop.br ou telefone (65) 3648-2437. 

BIBLIOGRAFIA

CONAB, Companhia de Nacional de Abastecimento. Séries Históricas das Safras. Disponível em: https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/serie-historica-das-safras#gr%C3%A3os-2. Acesso em: 02 de fev. 2023.

EMBRAPA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Visão 2030: O futuro da agricultura brasileira. Disponível em: https://www.embrapa.br/visao/o-futuro-da-agricultura-brasileira. Acesso em: 02 de fev. 2023.

EMBRAPA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Dados conjunturais da produção de feijão (Phaseolus vulgaris L.) e caupi (Vigna unguiculata L.) no Brasil (1985 a 2011): área, produção e rendimento). Disponível em: http://www.cnpaf.embrapa.br/socioeconomia/index.htm. Acesso em: 2 de fev. 2023.

FERREIRA, Carlos Magri; MARIA, J.; DE FARIA, Luís Cláudio. Feijão na economia nacional. Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro Nacional de Pesquisa de Arroz e Feijão, Ministério de Agricultura e do Abastecimento, 2002.

 
 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet