NOTÍCIAS | JOVEM COOP
Segunda-Feira, 24 de Julho de 2023, 09h:22
Geração C reforça importância da representatividade jovem no Coop
A faixa etária dos líderes coop se encontra acima dos 50 anos

Assessoria Sistema OCB
Brasília / DF
noticias@ocbmt.coop.br

OCB

Geração C reforça importância da representatividade jovem no Coop

Reflexão de como aumentar a representatividade jovem no Coop

Potencializar as cooperativas com a força da juventude é a missão do Comitê Nacional de Jovens do Sistema OCB, o Geração C, que recebeu três novos integrantes que representam o Distrito Federal, Maranhão e Piauí. Em encontro virtual realizado no dia 20/07 os jovens cooperativistas trataram dos cards de planejamento, ouviram sobre iniciativas trabalhadas pelas Organizações Estaduais e refletiram sobre como os jovens podem aumentar a presença nos palcos de eventos nacionais e regionais. A capacitação foi um dos pontos destacados.

A gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Débora Ingrisano, prestigiou o encontro e pontuou que o propósito do Geração C é ser referência para todo o Brasil e, logo, aumentar o número de jovens no cooperativismo, sobretudo, em cargos de liderança. Ela reforçou que as lideranças estão comprometidas e munidas de um discurso genuíno com capacidade de transmitir credibilidade. Débora recomendou aos jovens que se inspirem e construam uma narrativa uníssona.

“Quando falarmos com propriedade o que faz esse comitê, estaremos dando insumos qualificados em formato de narrativa forte para nossos dirigentes, que vão reproduzir, engajar e mover o cooperativismo. Esta semana, durante o workshop internacional promovido pelo Sistema OCB e a ONU, representantes de todas as nações citaram a necessidade de aumentar a participação dos jovens. Estamos dando um show”, afirmou.

Débora reforçou a explicação sobre os eixos que norteiam o trabalho do comitê para que a construção de uma boa narrativa sobre o que o Comitê Geração C faz, para que os jovens integrantes possam reconhecer seu papel de multiplicadores do cooperativismo, abordando os quatro eixos de trabalho do colegiado: 1) Elaboração de Diretrizes: Regimento Interno, Manual de Núcleos e Comitês e Manual de Identidade Visual. 2) Formação e Capacitação: Alunos, participando em cursos e palestras; Instrutores, ministrando palestras e avaliando conteúdos; e Engajadores, para que mais jovens participem em oportunidades específicas. 3) Representação Institucional: Participação em eventos promovidos pela Unidade Nacional do Sistema OCB, em eventos regionais promovidos pelas OEs e em eventos promovidos pela coop. 4) Intercooperação: Mapeamento de boas práticas, Compartilhamento de Informações, Incentivo para criação de comitês.

Seguindo essa organização dos eixos de atualização, a gerente solicitou que cada integrante faça o seu card de planejamento individual. Débora também compartilhou dados do IBGE e do AnuárioCoop que surpreenderam os jovens cooperativistas. A faixa etária dos líderes se encontra acima dos 50 anos (46% mulheres e 66% homens). Entre os 20 e 30 anos, os percentuais caem drasticamente, 4% são mulheres e 2% homens. Entre os 30 e 40 anos, 16% são mulheres e 9% homens. “O censo demonstra que a maior parcela da população brasileira tem entre 35 e 39 anos, a segunda tem entre 30 e 34 e a terceira, entre 25 e 29. Isso significa que os jovens são maioria. Então, nossa liderança cooperativista também precisa refletir essa realidade”, salientou.

Divani de Souza, analista de desenvolvimento de cooperativas do Sistema OCB, divulgou que a plataforma de aprendizagem CapacitaCoop disponibilizará em breve o curso sobre Vieses Inconscientes e que outros cursos já disponíveis são fundamentais para a capacitação dos jovens, como o de e Núcleos e Comitês; Princípios da Liderança; e Protagonismo e Sucessão Cooperativista. Estes cursos, inclusive, compuseram a meta de realização recente dos integrantes do Comitê Geração C.

Novos integrantes

Thays Rodrigues, do Distrito Federal; Welton Naat da Silva Mesquita, do Piauí; e Kaique Sampaio Santos Unimed Maranhão do Sul do Maranhão, são os novos membros do colegiado. Cooperada da Confederação Nacional das Cooperativas de Transporte (CNTCoop) e da Coopmetro, Thays representa o Ramo Transportes. “Os jovens têm muito a agregar ao cooperativismo brasileiro. O comitê é uma oportunidade para trabalharmos juntos para que o movimento cresça e se fortaleça”, declarou.

“Sou fruto do cooperativismo. Vejo o movimento como a melhor forma de promover melhoria para a nossa sociedade”, afirmou Welton que representa o Ramo Trabalho, Bens e Serviços. Kaíque, por sua vez, representa o Ramo Saúde.

Sucessão

A secretária-executiva do Geração C, Larissa Zambiasi, falou sobre sua participação no Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias (Enca), onde apresentou palestra sobre juventude e sucessão no agro. “Foi uma honra falar para mais de 500 dirigentes sobre o tema. Muitos líderes me procuraram ao final para perguntar sobre o nosso manual de implementação do comitê. Para quebrar paradigmas temos que usar mais essas oportunidades para motivar a juventude. Temos muito a avançar, mas já estamos fazendo parte dessa mudança e tenho certeza de que nossas cooperativas serão oxigenadas com a força da juventude”.

Estados

Representantes de Organizações Estaduais também relataram as ações que estão sendo desempenhadas para o fortalecimento dos seus comitês. “Estamos caminhando junto com o comitê nacional e temos mobilizado e incentivado a participação da juventude mineira.

Fabiana, do Sistema Ocemg, relatou que Minas Gerais teve participação expressiva nas edições do Programa Somos Líderes (do Sistema OCB Nacional), além das participações dos jovens mineiros no 14º Congresso Brasileiro de Cooperativismo, o que reforça o compromisso do Sistema na pauta da participação dos jovens no Cooperativismo. Em 2022, a unidade constituiu o Comitê Estadual de Jovens e realizou a 16ª edição do Encontro Estadual de Jovens Cooperativistas, onde foram levantados os principais desafios e oportunidades no setor destacados pelos participantes. “Todo o material foi consolidado e o objetivo é que estes jovens ajudem na construção de diretrizes para inclui-los nas coops”, contou Fabiana.

Lucas Oliveira, do Sistema OCB/RJ, detalhou cases inspiradores do recém-criado Comitê Estadual. Por meio de reuniões de sensibilização o grupo está utilizando recursos como aplicativos de mensagens instantâneas e e-mails para desenvolver os trabalhos. “Temos um grupo para construir o estatuto e o regimento e outro para o plano de trabalho para 2024. Temos ainda um grupo da coordenação e estamos com a ideia do Geração C Social para inserir jovens cooperados, ou não, com interesse no movimento. Todas as pessoas podem agregar e o grupo oferecerá insumos sobre o cooperativismo ativando assim a sensibilização”, descreveu.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet