NOTÍCIAS |
Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2023, 19h:43
Coopera + MT surpreende e apresenta discussões por ramos cooperativistas

Assessoria Sistema OCB/MT / Pau e Prosa Comunicação

Karina Souza

Com uma programação diversificada e repleta de conhecimento, o Coopera + MT, realizado pelo Sistema OCB/MT e Sescoop/MT na última quinta-feira (23), trouxe profissionais com expertise para falar dos mais diferentes assuntos relacionados aos sete ramos do cooperativismo. Após uma manhã com palestras sobre cenários econômicos, tendências do cooperativismo e governança, o período vespertino foi para refinar as discussões.


O evento, que aconteceu no Cenarium Rural, teve seu espaço dividido por “salas temáticas”, abordando assuntos relacionados aos ramos do cooperativismo com temáticas sobre moedas digitais, oportunidades de investimentos, cases de sucesso, cenários econômicos, impactos e oportunidades, estimulando discussões e a busca por soluções. Dentre os palestrantes convidados estiveram representes do Sistema OCB, Sistema Sicoob, Unimed Seguros, Uniodonto, Casa da Moeda do Brasil, Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Imea, Movimento Pró Logística, Píer Partnes, Coopquer, Coopifor, dentro outros.


As abordagens visaram criar uma trilha de informações, consolidando ideias já discutidas durante o evento, proporcionando um fechamento impactante para as palestras. As discussões nas salas não apenas geram soluções para as demandas específicas de cada ramo, mas também promovem o compartilhamento de benchmark e casos de sucesso entre as cooperativas, explicou o superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo.


“ O Coopera + MT destaca-se como o primeiro evento cooperativo no estado, abrangendo diversos ramos, desde os mais tradicionais até os menos comuns, como consumo e energia solar. Este evento visa não apenas fortalecer o cooperativismo, mas também mostrar sua diversidade e impacto, proporcionando anualmente um espaço vital para a interlocução e discussão do setor”, enfatizou.
Segundo Adair Mazzotti, superintendente do Sescoop/MT, o Sistema OCB/MT tem um papel fundamental para as cooperativas, que é o de mobilizar e impulsionar o seu crescimento e desenvolvimento. “A expectativa é criar um futuro sustentável, aproveitando o potencial de crescimento no Brasil e em Mato Grosso, beneficiando diversas cooperativas. A ênfase está na conscientização das lideranças para aprimorar governança e gestão, tornando o processo um esforço conjunto para o benefício coletivo no futuro”, disse. “O evento também promoveu uma análise detalhada da sustentabilidade financeira, visando atingir metas de crescimento e enfrentamento de desafios locais e nacionais”, concluiu.

O que disseram os participantes


João Paulo Fortunato, vice-presidente da Unicred no Mato Grosso, expressou satisfação com a iniciativa do Sistema OCB/MT de unir os diversos ramos cooperativos, fortalecendo a conexão entre eles. Destacou a robustez do modelo cooperativo no estado e a importância das discussões sobre governança. Ele também ressaltou a relevância do Coopera +MT, celebrando a intercooperação e a abertura para novas ideias, inclusive as possibilidades de ampliação de horizontes e compartilhamento de conhecimento sobre inovações no sistema financeiro, a exemplo das criptomoedas e Drex.

Marcelo Antônio Angst, presidente da Fetranscoop-MT e membro do conselho da recém-fundada cooperativa de crédito, Cresol Mato Grosso, em Nova Mutum, filiada ao sistema Cresol Baser, elogiou o evento e destacou a dinâmica interessante das salas simultâneas e palestras sobre logística e mercado, incluindo temas como a produção no estado, novas infraestruturas no Brasil e as perspectivas do mercado internacional, como na China. Enfatizou a importância do conhecimento compartilhado com relação a produção e tendências, levando questões como o papel contínuo do caminhão no transporte, mesmo diante de discussões sobre ferrovias.


Carlos Eduardo Boret, presidente da Unimed em Cuiabá, compartilhou sua experiência como médico cooperado há 32 anos. Ao assumir recentemente a presidência da cooperativa, destacou sua imersão e a descoberta do amplo universo do cooperativismo brasileiro. Apesar de sua participação predominantemente em atividades relacionadas à saúde, reconheceu a importância das plenárias abordarem o cooperativismo em diferentes setores, como mineração, transporte e agricultura.




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet