NOTÍCIAS | MINERAL
Sexta-Feira, 10 de Junho de 2022, 10h:54
Viveiro de mudas da Coogavepe recebe apoio técnico ambiental
Políticas ambientais da Cooperativa

Assessoria Coogavep
Peixoto de Azevedo / MT
noticias@ocbmt.coop.br

thumbnail_anguloo

Viveiro de mudas da Coogavepe recebe apoio técnico ambiental

Políticas ambientais da Cooperativa

A Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto – COOGAVEPE, com sede no município de Peixoto de Azevedo, situada na região do Vale do Rio Peixoto, atuante em oito municípios no norte do Estado de Mato Grosso, além de atender aos seus mais de sete mil cooperados, possui parcerias com diversas grandes mineradoras as quais estão desenvolvendo pesquisas minerais em toda a região.

Uma dessas parceiras, a empresa Anglo American Níquel Brasil Ltda, no desenvolvimento de suas políticas ambientais, está patrocinando uma consultoria ambiental à COOGAVEPE, através da AGROFLOR - Engenharia e Meio Ambiente, empresa de consultoria especializada em meio ambiente e estudos ambientais, com sede em Viçosa-MG, que estará fornecendo todo o suporte na estruturação e funcionamento do viveiro de mudas, montado pela cooperativa na Chácara COOGAVEPE, que tem como objetivo principal fornecer mudas, a custo zero, para seus cooperados realizarem a recuperação de áreas, após terem ocorrido as lavras através da atividade da mineração de pequena escala.

A recuperação ambiental, tem sido a bandeira levantada pela COOGAVEPE que tem trabalhado essa situação com seus cooperados no sentido do comprometimento e da responsabilidade de se executar a recuperação após a finalização da lavra. O viveiro de mudas é um dos recursos que a cooperativa dispõe para auxiliar o cooperado nesta ação.

Através do bom relacionamento e diálogo mantido entre a cooperativa e a mineradora Anglo American, no que se refere a este apoio por parte da empresa, a presidente, Solange Barbosa, mencionou a necessidade de se ter um suporte técnico mais aprimorado na estruturação do viveiro para melhor atender seus cooperados.

A Anglo American, então, através de outra parceria, a AGROFLOR, iniciou este projeto na data de ontem, 09/06, onde a presidente juntamente com os técnicos da cooperativa, Fernando Paulo, Eng. Florestal e André Zampieri, Eng. Ambiental, os representantes da mineradora, Cícero Alves Ferreira - Coordenador de SHEC e

Alessandro Jose dos Reis - Tec em Segurança e o agrônomo Ricardo Ordoni, da AGROFLOR, especialista em solos, estiveram visitando as instalações do viveiro de mudas onde foram levantados os pontos a serem aprimorados ao longo da execução do projeto que contempla um ano.

Ricardo elogiou o trabalho feito pela cooperativa na construção do viveiro através de sua ótima estrutura, espaço e materiais usados, bem como a outra parte da obra, que encontra-se em fase adiantada, contemplando um escritório de apoio com espaços para almoxarifado e o laboratório de análises de minério de ouro.

Após o levantamento de campo, os membros se reuniram na sede da cooperativa onde traçaram as metas a serem cumpridas durante o desenvolvimento deste projeto.

Solange Barbosa ressaltou que está bastante otimista com esta parceria e espera que os cooperados possam, cada dia mais, aumentar as ações de recuperação ambiental diminuindo assim o impacto visual negativo que, infelizmente, grande parte da mídia enfatiza, não dando vazão e importância aos diversos pontos positivos que a mineração trás para a sociedade no desenvolvimento socioeconômico.

A presidente defendeu ainda a importância destas parcerias com as mineradoras sérias e que tem políticas de comprometimento com a segurança, responsabilidade ambiental e social. “Temos um papel importante de apoio e desenvolvimento na atividade mineral de ouro nesta região do Vale do Rio Peixoto e por isso, estamos sempre trabalhando e buscando parceiras que visem a melhoria da atividade para nossos cooperados, dentro da legalidade e segurança jurídica”, finalizou a presidente.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet