NOTÍCIAS | CRÉDITO
Segunda-Feira, 27 de Julho de 2020, 07h:34
Unicred MT realiza AGO em plataforma virtual e tem contas aprovadas
A cooperativa está presente em 9 municípios

Assessoria Unicred MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Foto: Assessoria

Unicred MT realiza AGO em plataforma virtual e tem contas aprovadas

Unicred MT realiza AGO em plataforma virtual e tem contas aprovadas

Diante do cenário de pandemia do novo coronavírus, respeitando as orientações de isolamento social e em conformidade com as normas do Banco Central do Brasil, a Unicred Mato Grosso realizou no dia 22 de julho de 2020 a Assembleia Geral Ordinária (AGO), pela primeira vez em plataforma virtual. Durante o evento foram apresentados o Relatório Anual 2019 com as demonstrações financeiras e pareceres do Conselho Fiscal e da auditoria independente, além das peças contábeis obrigatórias.

A prestação de contas e a distribuição das sobras (resultado da cooperativa) superior a R$ 26,7 milhões foram aprovadas pelos cooperados, que puderam acompanhar todas as informações em tempo real, interagir, participar e deliberar de onde estivessem conectados por áudio e vídeo. O cooperado Celso Maciel, de Cuiabá, e Ricardo Marcelino, de Rondonópolis, respectivamente, participaram como presidente da mesa e secretário, em uma parte da AGO, na condução das votações dos cooperados.

Conforme a demonstração dos números feita pelo presidente da Unicred MT, Ronivaldo Lemos, nos últimos quatro meses de 2019 a cooperativa teve um crescimento significativo, maior que a média dos últimos oito meses anteriores, demonstrando o compromisso da atual gestão com o resultado e a divisão das sobras para os donos do negócio, ou seja, os cooperados.

"Foi um trabalho árduo, seguindo todas as diretrizes traçadas pelo Conselho de Administração e por uma diretoria executiva extremamente competente, de mercado, com dedicação exclusiva, que vive essas questões o tempo todo. Com certeza faz muita diferença e os números começaram a comprovar. Mesmo com a pandemia nossos números estão crescendo e isso é resultado de uma cooperativa forte e sólida, que sabe onde quer chegar”, destacou Ronivaldo.

Segundo ele, a aprovação da prestação de contas demonstra a confiança dos cooperados, logicamente embasados pelas demonstrações que foram disponibilizadas antes da AGO, há cerca de 60 dias no site da Unicred MT, para que os cooperados pudessem ler, ver e anotar os questionamentos e trazerem para a Assembleia.

"Além disso, sempre estivemos abertos a qualquer questionamento, mesmo antes da AGO. Tivemos ainda o parecer da auditoria independente da Ernst & Young, de nível internacional, e do Conselho Fiscal. Tudo isso trouxe tranquilidade para que as contas fossem aprovadas. Transparência é fundamental, ainda mais neste momento em que estamos vivendo. Isso demonstra que estamos no caminho certo”, afirmou o presidente da Unicred MT.

Para o vice-presidente da cooperativa, João Paulo Fortunato, a aprovação das contas é uma coroação do trabalho iniciado pela atual gestão, em setembro de 2019. "Foi com muita determinação, dedicação e conhecimento técnico da nossa equipe que realizamos a Assembleia de forma digital. É uma situação extremamente nova mas, ao final, saímos todos vencedores. Cooperados, Conselho Administrativo e Fiscal e, principalmente, os nossos colaboradores. Sem eles, isso tudo não teria acontecido. É uma saudação especial aos colaboradores, o reconhecimento do nosso Conselho e a força do cooperado para a Unicred MT”.

A coordenadora do Conselho Fiscal, Claudete Lessi Calderari, enfatizou a importância do trabalho executado pelos conselheiros. "Somos os olhos dos cooperados e semanalmente estamos na cooperativa, conferindo documentos e formalidades legais. A administração fez o trabalho que deveria ter sido feito e nós temos esse fruto que colhemos hoje, que são as sobras. A Assembleia Geral é o ponto máximo, é o ápice, onde democraticamente todos podem participar, votar e decidir o melhor para a cooperativa", comentou.

Novo Modelo

O grande desafio, de acordo com o diretor de Negócios, Talis de Souza, foi inaugurar um novo modelo de apresentação da AGO. "Avalio essa Assembleia como um sucesso, pois aprendemos muito com a plataforma virtual, a qual fomos obrigados a utilizar devido à pandemia. Mesmo sem o contato físico, conseguimos ter o contato online, colher as opiniões e ouvir os nossos cooperados da Capital e do interior do estado, da mesma maneira como se estivessem aqui", explicou.

Sobre a aprovação dos números apresentados na AGO, Talis ressaltou que é uma demonstração que o cooperado acredita na Unicred MT e na condução do modelo adotado. "O cooperado é o nosso guia, é ele que decide os rumos da cooperativa, mesmo que de forma virtual, onde conseguimos trazer credibilidade, transparência e dar o poder de voto e decisão", concluiu o diretor.

As pré-assembleias da Unicred MT antecederam a AGO 2020 nos municípios de Tangará da Serra (28/02), Primavera do Leste (03/03), Rondonópolis (04/03), Sinop (09/03), Sorriso (10/03), Lucas do Rio Verde (16/03) e Nova Mutum (17/03). A AGO 2020 seguiu todas as disposições estabelecidas pela Instrução Normativa DREI nº 79, de 14 de abril de 2020, expedida pelo Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração do Ministério da Economia. Utilizou a plataforma virtual Eleja, com anos de mercado e recomendada pela Unicred do Brasil.

A Unicred MT está presente nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. É a quarta maior instituição do Sistema Unicred e figura na 91º posição entre as 100 maiores instituições financeiras cooperativas do país, num universo de 925 cooperativas avaliadas pelo Banco Central do Brasil.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet