NOTÍCIAS | RAMO SAÚDE
Segunda-Feira, 13 de Maio de 2019, 10h:58
Programa Doce Vida da Unimed Cuiabá
Emoção e histórias de superação

Assessoria Unimed Cuiabá - Jaqueline Siqueira
Cuiabá/MT
noticias@ocbmt.coop.br

Unimed Cuiabá

UNIMED CUIABÁ - DOCE VIDA OK.jpg

 

Valorizar o autocuidado, com a assimilação de ações educativas sobre alimentação saudável, cuidados com pés, mitos e verdades sobre a diabetes são algumas das temáticas apresentadas aos participantes do programa Doce Vida, que é destinado aos beneficiários da Unimed Cuiabá com diabetes. Na tarde do dia 08 de maio, no auditório do Pronto Atendimento da Unimed foi realizado o encerramento 10° grupo do programa atendido pela equipe multidisciplinar do Viver Bem.
O encerramento contou com a presença maciça dos participantes, que narraram histórias sobre como evoluíram do primeiro para o último encontro.
Lyana Osawa diabética tipo 1, descobriu a doença ainda na infância, aos 11 anos de idade. “Convivo com a doença há 27 anos, e os encontros possibilitaram a mim melhor entendimento, para assim criar uma rotina de cuidados, que melhorou minha qualidade de vida, impactando inclusive nos exames, que melhoraram muito!”, narra.
Outro ponto positivo citado pelos participantes é a convivência com outros pessoas que vivem com o diabetes, onde puderam partilhar, dar apoio mútuo, trocar experiências e perceber que todos tem as mesmas dúvidas.
Idalina Xavier é diabética tipo 2 e chegou ao Doce Vida profundamente abalada. Diagnosticada com Câncer de Mama, adquiriu diabetes e hipertensão por questões emocionais e por conta do tratamento que afetou todo o seu organismo. Ela conta que no primeiro encontro chorou muito e foi acolhida por membros da equipe que a encaminharam para sessões de psicoterapia.
Após os 3 meses de acompanhamento, Idalina se mostra outra pessoa, mais forte e positiva e incorporou à sua rotina uma alimentação saudável e prática de atividade física. “Os encontros geraram uma mudança em toda minha vida. Quando cheguei aqui minha diabete era de 518, me alimentava muito mal e fazia o oposto do correto. Saio daqui com a diabete controlada, que não passa de 140. Meu estado emocional é outro, estou muito bem. Aprendi que posso comer de tudo, desde que em pequenas quantidades, e assim ter uma vida absolutamente normal!”, explicou.
Doce Vida
O Doce Vida atua com equipe multidisciplinar que conta com Endocrinologista, Nutricionistas, Psicólogos e Enfermeiros no atendimento aos beneficiários do plano que convivem com Diabetes.
Para conhecer e participar dos programas do setor de medicina preventiva - Viver Bem da Unimed Cuiabá, visite o site www.unimed.coop.br/web/cuiaba-viver-bem/ ou se informe pelo telefone (65) 3612-8779.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet