NOTÍCIAS | EDUCAÇÃO
Quinta-Feira, 05 de Dezembro de 2019, 10h:28
Presidente da Coopema é homenageado pelo legislativo municipal
Câmara de Vereadores de Barra do Garças/MT

Assessoria Coopema
Barra do Garças / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Coopema

 Presidente da Coopema é homenageado pelo legislativo municipal

Presidente da Cooperativa de Ensino do Médio Araguaia, professor José Carlos Salamoni

- Nascido na cidade de Palmitinho, no Rio Grande do Sul, o presidente da Cooperativa de Ensino do Médio Araguaia, professor José Carlos Salamoni, recebeu, na última quarta-feira, dia 04, o título de cidadão barra-garcense.
INFÂNCIA E JUVENTUDE
- Na verdade, eu só nasci em Palmitinho, daí meus pais se mudaram para uma cidade vizinha chamada Tenente Portela, onde vivem até hoje. Comecei a trabalhar com 11 anos como auxiliar de um protético, onde tínhamos como atividade principal a produção de dentaduras. Aos 14 anos, fui trabalhar na prefeitura da cidade, no setor de tributos. Aos 18 anos, iniciei minha faculdade de Educação Física numa cidade chamada Palmas, no estado do Paraná. Depois que concluí meus estudos, voltei a Tenente Portela, isso em meados de 1987. Já em 88, resolvi me mudar para Mato Grosso, mais especificamente na cidade de Novo São Joaquim, já como funcionário da Secretaria de Educação do estado.

POR QUE VIR PARA MATO GROSSO?
- Após formado, eu me deparei com uma realidade que ainda persiste para grande parte dos jovens: falta de emprego. No Rio Grande do Sul não era diferente e, então, a convite do prefeito da cidade de Novo São Joaquim, resolvi agarrar a oportunidade, pois havia uma carência muito grande de profissionais no estado. Lembro-me que muitos outros professores da região Sul e Sudeste (São Paulo e Rio de Janeiro) também vieram, com o objetivo de suprir essa demanda educacional da região. Em 1989, cheguei a Barra do Garças para ocupar um cargo na Cooperativa Mista Canarana- COOPERCANA. Passei também pela SADIA e SESI e, em 1995, fiz um seletivo para ingressar na COOPEMA.

INÍCIO NA COOPEMA
- Após a aprovação na seleção para professores, em 1996 iniciamos o nosso primeiro ano letivo. Então, tenho orgulho em dizer que estou na Escola COOPEMA desde o primeiro dia de aula. Foram 13 anos como professor de Educação Física, responsável pelo voleibol, e mais 12 anos à frente da gestão como presidente. Portanto, 25 anos de muita história e envolvimento com essa instituição.

DE PROFESSOR A GESTOR
- Em 2008, em virtude de uma lesão no ombro, eu me encontrava em licença médica, dada a impossibilidade de continuar minhas atividades normais com as turmas. A professora Beloni Ceretta acumulava, na época, a diretoria pedagógica e a presidência da cooperativa. Devido a essa sobrecarga e à nossa amizade, ela me convidou a concorrer à presidência naquele ano [2008]. Honrado pelo convite e incentivado pela presidente, aceitei e a nossa chapa foi aclamada eleita no mesmo ano. Desde então, foram 6 aclamações consecutivas, totalizando 12 anos de gestão.

VALORIZAÇÃO DO PASSADO
- É preciso, em todo momento, referendar e ter gratidão aos pioneiros. Foram essas pessoas que “do nada”, sem ter um “centavo” no bolso, sem ter uma lousa, sem ter uma carteira, sem ter nada, resolveram criar uma escola. Então, sempre, na presidência, eu tive a preocupação em valorizar a iniciativa do José Américo, que foi o primeiro presidente, seguido do Hermelino e da Beloni. Então, eu sou o quarto presidente da COOPEMA na linha sucessória e resgatar à memória, de quem está hoje na escola, é fundamental para esta gestão. É preciso entender que ninguém, desde o princípio fez algo pela COOPEMA pensando em reconhecimento pessoal. Muito pelo contrário, fizeram pensando em propiciar à sociedade uma escola de qualidade, que colocasse pessoas competentes no mercado de trabalho, dotadas das habilidades necessárias.

PROSPECÇAO DE FUTURO
- A COOPEMA já vem se preparando, há algum tempo para o futuro. Eu acredito que se a atual gestão não tivesse pensado, no mínimo há 3 ou 4 anos atrás, para os desafios que enfrentamos na atualidade, não tenho certeza se estaríamos competindo no mercado atual. Foram estratégias traçadas pela gestão pedagógica e executiva e que nos colocam numa situação mais favorável na atual conjuntura mercadológica. Quem procura a COOPEMA é porque acreditam na nossa proposta e confiam em nosso trabalho. E os que aqui estão, gostam e se envolvem porque damos prioridade ao acolhimento e ao afeto em nossas ações. Lançamos, neste ano, nosso PROJETO DE EXPANSÃO e já estão em fase de acabamento mais 6 novas salas de aula. Ampliaremos nossas turmas da Educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio. Essa ação foi necessário para atender à demanda de Barra do Garças e região.

CIDADÃO BARRA-GARCENSE
- Quem me conhece, sabe que nunca trabalhei em busca de reconhecimento. O que eu acredito é na educação e no esporte. Eu acredito neste binômio. Esporte e educação trabalham independentes, porém eles se complementam. Toda escola busca deixar um legado, e a COOPEMA busca dar bons frutos. Sempre repassamos aos nossos alunos e atletas que se eles levarem para a vida todos os fundamentos, regras e valores que o esporte e educação apresenta, com certeza serão adultos melhores ou, pelo menos, um “canalha” a menos na sociedade.

MENSAGEM DO PRESIDENTE
- O meu desejo é que Deus possa abençoar todos os nossos funcionários, colaboradores, professores, famílias e, principalmente, nossos alunos da ESCOLA COOPEMA. Que 2020 chegue com muito trabalho e vontade transformar e mudar as vidas de todos! Feliz Natal e um maravilhoso Ano Novo.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet