NOTÍCIAS | FACULDADE DO COOPERATIVISMO - I.COOP
Quarta-Feira, 02 de Outubro de 2019, 08h:00
Pós-Graduação em Comunicação nas Sociedades Cooperativas
Martha Gabriel coordena o curso em MT

ASSESSORIA SISTEMA OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

I.COOP

Pós-Graduação em Comunicação nas Sociedades Cooperativas

Pós-Graduação em Comunicação nas Sociedades Cooperativas

A Faculdade do Cooperativismo – I.COOP, com o apoio Sistema OCB/MT, abre vagas para o curso de pós-graduação em Comunicação nas Sociedades Cooperativas, com início no dia 04 de outubro e duração de 18 meses. As aulas serão ministradas de forma presencial, 1 vez por mês (sexta-feira e sábado), na sede da Faculdade, que fica no Sistema OCB/MT, em Cuiabá/MT. As inscrições podem ser feitas no site o I.COOP.

MARTHA GABRIEL - O projeto e a coordenação da pós-graduação são da Professora Dra. Martha Gabriel, uma das principais pensadoras digitais no Brasil. Está entre os autores e palestrantes mais requisitados no cenário nacional e internacional para apresentações sobre inovação, transformação digital, inteligência artificial para negócios, comportamento e tendências. Autora de best seller, palestrante internacional premiada e professora nas principais escolas de negócios do Brasil.

PÚBLICO - A pós é dirigida aos graduados em cursos reconhecidos pelo MEC em Comunicação Social, Administração, Marketing e Recursos Humanos ou outras áreas do conhecimento, desde que interessados em Comunicação e Marketing. O I.COOP possui parceria com o Sescoop/MT e oferta bolsa educacional correspondente até 75% do custo total. O curso também é aberto para a comunidade em geral.

OBJETIVO - O curso de Comunicação e Marketing objetiva aprofundar os conhecimentos profissionais sobre as práticas mais modernas e eficazes em planejamento de Comunicação. A especialização desenvolve a inteligência crítica sobre estratégias, movimentações de mercado e gestão de resultados em Comunicação – objetivo específico do curso – bem como aprofunda os estudos sobre o uso de inteligência de Marketing para a previsão das tendências de mercado, baseados em relatórios de perfil de público e forças da concorrência. 

CONHEÇA O PROJETO DA PÓS-GRADUAÇÃO - MARTHA GABRIEL

SABER

1. Cooperativismo – pilares, negócio, propósito, legislação - Fundamentação do cooperativismo, seus pilares, propósito, funcionamento do negócio, valores, legislação, configurações específicas e diferenciação de outros modelos de negócios.

2. Inovação, Transformação Digital & Cooperativismo 4.0 - Era da inovação, era exponencial, aceleração tecnológica, transformação do mercado, transformação digital, comportamento digital, impactos e transformação digitais no cooperativismo.

3. Comunicação Integrada & Planejamento em comunicação - O processo de comunicação. O objeto da comunicação. Conceito, relevância e filosofia da comunicação integrada no âmbito organizacional. Plano de Comunicação – interna & externa -- propaganda, promoção de vendas, marketing direto, relações públicas e venda pessoal.

4. Comunicação Cooperativista: cooperados, cooperativa (corporativa), públicos em geral e mercado - Mapeamento dos públicos da cooperativa. Dimensões estratégicas da comunicação cooperativista. Comunicação com cooperados. Comunicação interna corporativa. Comunicação com públicos em geral e com o mercado.

5. Gestão da Comunicação: estratégias de conteúdo - Tipos de conteúdo, suas características e potenciais para comunicar: Imagem, Vídeo, Áudio & podcasts, Textos. Estratégias de conteúdo: atração, conversão, relacionamento/retenção. Mapa de empatia.

6. Gestão da Comunicação: monitoramento, métricas e mensuração - KPIs e métricas de comunicação. Mensuração de volume, engajamento e conversão. Monitoramento nas diversas plataformas e integração de KPIs com objetivos e resultados.

7. Mídias digitais & interativas – plataformas, redes sociais, comunidades e influenciadores digitais - Principais plataformas digitais e suas características: redes sociais (twitter, facebook, linkedin, Pinterest, youtube, instagram, whatsapp, spotify, soundcloud), publicadores (como amazon kindle), blogs, sites, newsletters, comunidades, influenciadores (nano, micro, macro, celebridade).

8. Mídias tradicionais na era digital – TV, rádio, mídia impressa - Principais plataformas tradicionais (TV, rádio, mídia impressa – jornal, revista, livro, etc) e seu papel na era digital. Eco-sistema [analógico + digital] e fluxo de informação entre plataformas. Como fazer o planejamento, a transição e/ou integração entre o uso de mídias tradicionais e mídias digitais?

9. PR & Gestão de Crises – comunicação com foco em imagem e reputação - Sociologia dos conflitos. Gestão de conflitos e crises. Riscos endógenos e riscos exógenos. Liderança e processos de tomada de decisão compartilhada. O papel do porta-voz e dos meios de comunicação. Gerenciamento estratégico de informação. Planejamento de ações preventivas e de controle de crises.

10. Branding – comunicação de marca - Branding & importância da marca. Comunicação Empresarial. Comunicação Mercadológica. Identidade Institucional. Importância da Imagem Pública. Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa.

11. Storytelling - Storytelling & comunicação. O poder da estória. Como construir uma estória – mensagem, personagens, conflito & enredo. Como testar uma estória. Oportunidades estratégicas de storytelling no Cooperativismo.

FAZER

12. Comunicação via Vídeo - Estratégias e ferramentas de vídeo, com foco especialmente no Instagram (feed, stories e IGTV) e YouTube. Elaboração prática de ações com uso de ferramentas e apps gratuitos.

13. Comunicação via Imagem - Estratégias e ferramentas de imagem – aplicação nas diversas mídias sociais, especialmente instagram. Elaboração prática de ações com uso de ferramentas e apps gratuitos.

14. Comunicação via Áudio - Estratégias e ferramentas de áudio – aplicação com foco especial em podcasts. Elaboração prática de ações com uso de ferramentas e apps gratuitos.

15. Comunicação via Texto - Estratégias e ferramentas de texto – aplicação nas diversas mídias sociais (Twitter, Facebook, LinkedIn, WhatsApp, Instagram) e publicação no kindle. Elaboração prática de ações com uso de ferramentas e apps gratuitos.

 

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet