NOTÍCIAS |
Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024, 15h:32
OCB/MT elege novo Presidente em Assembleia Geral Ordinária

O Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso (OCB/MT) realizou, na tarde desta quinta-feira (25.04), a Assembleia Geral Ordinária (AGO). A ocasião, além da prestação de contas referente ao ano de 2023, também houve eleição do presidente, vice-presidente, diretor de relações institucionais, conselho de administração, ética e fiscal, sob homenagens ao, então presidente, dr. Onofre Cezário – no cargo desde 2000, que agora passa o posto para Nelson Piccoli.

Eleição 2024

 

Por meio de chapa única – “Avante cooperativismo”, os presidentes de cooperativas registradas, e aptos a votarem, elegeram por unanimidade os novos membros, demonstrando o engajamento e a união do setor cooperativista do estado.

Piccoli, que possui uma longa trajetória no cooperativismo e no associativismo classista junto a Sindicatos Rurais, Aprosoja e FAMATO, assume o cargo com a proposta de inovação e continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido por Onofre Cezário. “O desejo de todos os membros eleitos é único, fazer com que a OCB/MT seja cada vez mais reconhecida pelas cooperativas de todos os ramos como o ponto de equilíbrio e de referência para ajudá-los a eliminar ou diminuir os impactos, e alcançar os anseios dos cooperados de cada cooperativa” explica o atual presidente, que também passa a ser presidente do Sescoop/MT.

Com a eleição de Nelson Piccoli e a renovação do Conselho, a OCB/MT se prepara para uma nova fase, buscando ampliar sua atuação e fortalecer ainda mais o setor cooperativo no Mato Grosso. “Nós temos, por obrigação, disponibilizar equipes de excelência em todos os segmentos e, assim, alcançarmos ponto de equilíbrio para ajudar os cooperados em qualquer necessidade que venham a ter”, destaca.

Ocupando o cargo de vice-presidente da OCB, João Carlos Spenthof, compartilhou direcionamentos tratados durante a assembleia. “Mostramos o crescimento do número de cooperativas, hoje somos mais de um milhão de associados, tivemos aumento nas receitas, no faturamento das cooperativas que também estão crescendo, com um resultado de receita das cooperativas em Mato Grosso de 62 bilhões de reais, fruto do trabalho das cooperativas e da representatividade e qualificação prestadas pelo Sistema OCB/MT" ressaltou.

A assembleia também foi marcada por momentos de emoção, com homenagem a Onofre, que deixa a presidência após 24 anos de serviço e dedicação. Sua gestão foi celebrada entre os presentes, com reconhecimento aos avanços e crescimento da organização sob sua liderança. “É um ciclo cumprido. Durante esses 24 anos, enfrentamos momentos críticos e de incertezas, mas também de crescimento e de fortalecimento do cooperativismo no estado. Deixo a presidência da OCB/MT com a certeza de que ela está em boas mãos e todos só tem a ganhar com esta nova gestão." disse.

Onofre deixa um legado notável ao transformar uma federação em uma entidade próspera, com um prédio imponente e contando com 184 cooperativas de diversos setores.

Assembleia Geral Ordinária (AGO)

A prestação de contas do ano de 2023 foi outro ponto de destaque, apresentando os resultados alcançados pela organização e delineando os desafios e oportunidades para o futuro.

A transparência e o compromisso com o desenvolvimento sustentável e cooperativo foram evidenciados, reafirmando o papel crucial da OCB/MT no fomento ao cooperativismo no estado.

O Superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo destacou os resultados. “Foram apresentados aos associados os resultados de que uma gestão por competência da equipe tem entregado resultados ao setor, e que um bom planejamento estratégico gera resultados evidentes para a associação e as cooperativas, inclusive com uma melhoria visível do ambiente de negócios. No entanto, precisamos ter um olho no futuro com a reforma tributária e a industrialização tão necessárias para o crescimento das cooperativas. Este será o desafio da próxima gestão: entregar cada vez mais resultados palpáveis aos associados, contribuindo para o sucesso de seus negócios."

Composição do Conselho de Administração, Fiscal e Ética da OCB/MT:

Chapa "Avante Cooperativismo"
Presidente: Nelson Luiz Piccoli- COACEN
Vice-Presidente: João Carlos Spenthof- SICREDI OURO VERDE

Diretor Institucional: Ricardo André Balbinot- CRESOL/MT

Conselho de administração
Ramo Agropecuário
Conselheiro Titular: Silvano Filipetto- COANORTE
Conselheiro Suplente: Daniel Robson Silva- COOPERNOVA

Ramo Crédito
Conselheiro Titular: Aifa Naomi Uehara de Paula- SICOOB UNIÃO MT/MS
Conselheiro Suplente: Ronivaldo Fonseca Lemos- UNICRED MATO GROSSO

Ramo TPBS
Conselheiro Titular: Gilson Gomes Camboin- COOGAVEPE
Conselheiro Suplente: Magno Aparecido Braz- COOPERSINO

Ramo Transportes
Conselheiro Titular: Marcelo Antonio Angst- BRCOOP
Conselheiro Suplente: Vicente Baldissera- COOTRANSVERDE

Ramo Saúde
Conselheiro Titular: Carlos Eduardo de Almeida Bouret- UNIMED CUIABÁ
Conselheiro Suplente: Ernesto Faria de Figueiredo Junior- UNIODONTO MATO GROSSO

CONSELHO FISCAL
Conselheiros Titulares:
Domingos Junior de Sousa- SICREDI CELEIRO MT/RR
Jesur José Cassol- COPAC
Norival do Rosário Curado- SICOOB NORTE MT

Conselheiros Suplentes:
José Moreli- COABRA
Márcio Luiz Zanon- COOTRANS
Osmar Inácio Frizzo- COOPQUER

CONSELHO DE ÉTICA
Conselheiros Titulares:
Verônica Janaína Araújo Ribeiro- COOPERFRENTE
Antônio Geraldo Wrobel- SICREDI SUDOESTE MT/PA
Eloisa Khol Pinheiro  - UNICRED MATO GROSSO

Conselheiros Suplentes:
Paulo Sérgio Aguiar- COMDEAGRO
Onofre Cezário de Souza Filho- SICREDI UNIVALES MT/RO
Sebastião Reis Borges- SICREDI VALE DO CERRADO

 




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet