NOTÍCIAS | CRÉDITO
Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 2020, 08h:00
Movimento Sicoob Central Rondon 2020
Empolgação marca a abertura

Assessoria Sicoob Central Rondon
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Sicoob Central Rondon

Movimento Sicoob Central Rondon 2020

Presidente do Sicoob Central Rondon, Aifa Naomi

Muita luz e energia na abertura do Movimento Sicoob Central Rondon 2020. O início das atividades da quarta edição, na manhã do último sábado (8 de fevereiro), no Hotel Deville Prime Cuiabá, foi marcada pela animação dos participantes e a certeza de que a iniciativa tem sido responsável por grandes avanços nos últimos quatro anos.

Tradicionais dentro da programação do Movimento Sicoob, as dinâmicas inovaram mais uma vez ao propor aos convidados que participassem da formação de algo realmente grandioso e repleto de significado. Logo na chegada todos receberam estrelas, que foram coladas em um painel posicionado na entrada do auditório, deixando-os curiosos sobre o desenrolar da atividade.

Ao entrarem, os participantes foram recebidos ao som do E-Strings em clima de total animação. O grupo chamou algumas pessoas ao palco para interagir e tocar com eles, empolgando ainda mais o público. Um momento que certamente ficará marcado na história do Movimento Sicoob Central Rondon.

Outro momento emocionante viria em seguida. As luzes do auditório foram apagadas e o painel que estava na entrada surgiu no palco, com as estrelas iluminadas, formando constelações em uma galáxia. O objetivo foi o de mostrar que todos são importantes dentro do universo cooperativo.

Em seguida, a presidente do Sicoob Central Rondon, Aifa Naomi Uehara de Paula, fez o seu tradicional discurso de abertura. Ela abriu a fala enaltecendo a animação mostrada pelos participantes. “A energia faz com que nasçam coisas boas. Que estejamos sempre cheios de energia em tudo o que fizermos. Energia positiva, é claro. Senti muito isso aqui e é o que vai fazer este evento ainda mais especial do que já é”, projetou.

Aifa lembrou de todas as edições anteriores do Movimento e contou que ele nasceu da consciência de que era preciso movimentar-se para fortalecer e crescer, ampliando a abrangência do cooperativismo financeiro no âmbito da Central. Ressaltou o importante apoio tanto da Confederação, como Bancoob, que se fizeram presentes em várias outras oportunidades, citando como exemplos Francisco Silvio Reposse Junior e Luciano Ribeiro Machado, que este ano voltaram para participar do evento. O Movimento, destacou Aifa, cresceu e foi reproduzido nas cooperativas, cada uma a seu modo.

Ao final, a presidente deixou uma mensagem, referindo-se aos objetivos e benefícios proporcionados pelo cooperativismo e ao prazer de fazer parte desse movimento: “Nós participamos de um nicho muito especial, de pertencimento e de valores muito especiais”.

O segundo bloco de palestras da programação matutina do Movimento Sicoob Rondon 2020 voltou ao tema seguros, além de tratar de oportunidades para as cooperativas diante do atual quadro econômico do país e apresentar o Performance Sipag. Antes, porém, os participantes puderam se divertir e tirar muitas fotos com o Robozão e seus quase três metros de altura e muitas lâmpadas de LED.

Sicoob Central Rondon

Movimento Sicoob Central Rondon 2020

Júnior Reposse, do Sicoob Confederação

Guilherme Ferreira Ciarrocchi, diretor comercial do Sicoob Seguradora, que abordou o tema “Movimento Proteção”, iniciou sua participação ressaltando que a companhia fechou 2019 com 50% de crescimento. Quer dizer, salientou ele, que o Sicoob está levando cada vez mais proteção aos seus cooperados. E emendou informando que a Central Rondon fez um ótimo trabalho, tendo uma grande participação nesse resultado.

Ciarrocchi apresentou, inclusive, uma retrospectiva que mostrou a evolução da Central no quesito Seguros. Na CNV 2017, ela alcançou 103% da meta de arrecadação, enquanto em 2018 o índice subiu para 126% (crescimento de 71% em relação ao exercício anterior) e para 145% em 2019 (80% a mais em relação ao exercício anterior). Também houve um aumento no índice de proteção da base de associados, que entre o ano passado e o anterior subiu de 6% para 8%. O que quer dizer que ainda há outros 92% para prospectar, frisou.

“Economia, oportunidades para o Sicoob em 2020” foi o tema abordado, em seguida, pelo superintendente comercial do Bancoob, Luciano Ribeiro Machado. Parceiro de outros Movimentos, ele parabenizou a Central Rondon e cooperativas filiadas pelo empenho e o desempenho obtido nos últimos anos, o que em sua opinião é resultado de uma sólida liderança do conselho, habilmente capitaneado pela presidente Aifa Naomi.

“O crescimento dos números da Central Rondon foi extraordinário. Quando ela passou a se chamar Rondon, veio um salto imediato, porque abriram-se novas oportunidades de mercado”, elogiou. Para ele, a guinada dos últimos anos foi resultado de escolhas acertadas, da revisão de processos e do estabelecimento de estratégias. Como consequência a Central mostrou excelentes índices de evolução de ativos.

O caminho, observou Luciano, é esse mesmo. Mas o cenário econômico atual mostra que é preciso ir além. É necessário explorar potenciais de mercado e a área de atuação da Central tem ainda um vasto campo a ser explorado. É uma região ainda com grande potencial de expansão. É preciso revisar condições de entrada e intensificar a captação, perseguir um índice de cobertura mínimo de 100% e trabalhar a gestão do passivo, exemplificou.

Lançamento e premiação

A programação contou ainda com a participação do supervisor geral de Adquirência do Sicoob, Bruno Silva. Ele fez o lançamento do Performance Sipag, que mede a performance das agências e as classifica de acordo com o desempenho no produto maquininha Sipag proporcionalmente ao número de associados.

Entre os objetivos, explicou ele, está oficializar o resultado das agências, mostrando os indicadores importantes a serem trabalhados, que gerem receita, ajudem a alcançar os resultados da CNV e administrar a carteira dos cooperados que estão utilizando a maquininha. Além de premiar as agências que se destacarem.

Surpreendendo o público, Bruno anunciou que naquele momento seria antecipada a premiação de quem se destacou em 2019. Os contemplados foram:

Diamante
PA Shopping Popular – Sicoob União MT/MS
Ouro
PA Campo Novo do Parecis – Sicoob União MT/MS
Bronze
PA Fórum de Cuiabá – Sicoob União MT/MS
PA Várzea Grande – Sicoob União MT/MS
PA Chapada Integração – Sicoob Integração
PA Colíder - Sicoob Norte MT

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet