NOTÍCIAS | EDUCAÇÃO COOPERATIVA EM TODO O MUNDO
Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 08h:00
Educação cooperativa em todo o mundo
Necessidade reconhecida desde Rochdale

Coopnews
Brasília / DF
noticias@ocbmt.coop.br

Educação cooperativa em todo o mundo

Bruno Roelantes, diretor geral da Aliança Cooperativa Internacional (ACI)

“A educação tem sido um princípio cooperativo desde os dias dos pioneiros de Rochdale até os tempos modernos”, diz Bruno Roelantes, diretor geral da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Como palestrante na Conferência Centenária do Colégio Cooperativo, Roelants disse que a educação apareceu na primeira lista de práticas dos pioneiros de Rochdale, que mais tarde se tornaram os sete princípios cooperativos. Os princípios foram revisados ao longo dos anos, mas a educação permaneceu um princípio constante.

A importância educação cooperativa também é mencionada na Recomendação 193 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre a Promoção de Cooperativas, que argumenta medidas que devem ser adotadas para promover o potencial das cooperativas em todos os países, independentemente de seu nível de desenvolvimento. “A fim de ajuda-los e seus membros a desenvolver capacidades de recursos humanos e conhecimento dos valores, vantagens e benefícios do movimento cooperativo por meio de educação e treinamento”.

Adotada no início deste ano, a Declaração da OIT sobre o Futuro do Trabalho também enfatiza fortemente a importância da educação e garante que os sistemas de educação e treinamento respondam às necessidades do mercado de trabalho. A OIT compromete-se a apoiar o papel das cooperativas e da economia social e solidária, a fim de gerar trabalho decente, emprego produtivo e melhores padrões de vida para todos.

O plano estratégico da ACI, aprovado em sua Assembleia Geral em Kigali em outubro, inclui medidas para abordar do ponto de vista multidisciplinar a inclusão de cooperativas e a identidade cooperativa dos sistemas de ensino em todos os níveis do mundo. “As cooperativas são uma questão fundamental para ensinar em escolas e universidades”, disse Roelants.

Em países como o Canadá, as cooperativas já estão na agenda das instituições de ensino. Sonja Novkovic, professora de economia e diretora acadêmica do Centro Internacional de Gerenciamento Cooperativo da Saint Marys University, em Halifax, Nova Escócia, falou sobre as principais instituições acadêmicas do país, que administram vários cursos e diplomas em cooperativas.

Estes incluem graduação, pós-graduação e pesquisa, incluindo um MBA com especialização em cooperativas. A Sobey Business School, em Saint Marys, oferece cursos presenciais e breves, bem como programas de pós-graduação on-line em tempo parcial. “O impacto está mudando a vida”, disse o professor Novkovic. “Essa exposição dá às pessoas a confiança de que o modelo cooperativo é a melhor maneira de fazer negócios”.

Ela acredita que o desafio para os educadores é “pegar a tocha e fugir com ela” em vez de esperar que o mundo mude. “As universidades são financiadas por empresas e as cooperativas precisam chegar lá com fundos … é a única maneira que as universidades ouvirão”, acrescentou. A Dra. Cilla Ross, vice-diretora do Colégio Cooperativo, que subiu ao cargo de diretora este mês, destacou algumas das principais iniciativas da organização em torno do desenvolvimento de cooperadores, desenvolvimento de capacidade cooperativa, avanço da política cooperativa e progresso da cooperação global.

Ela disse que o Colégio tem uma abordagem diferente para o ensino e a aprendizagem, para combater um foco cada vez mais restrito em todo o mundo sobre o que significa educação.

A mudança na legislação permitiu à faculdade começar a desenvolver uma universidade cooperativa, disse ela.

“Estou empolgado com o futuro do trabalho, embora seja precário”, disse Ross, acrescentando que são oportunidades para cooperativas.

Um ex-aluno do Colégio, Professora Esther Gicheru, disse que sua organização atual, a Educação Cooperativa do Quênia oferece certificados, diplomas e cursos de pós-graduação para 6.000 estudantes. A universidade remonta a 1952, quando foi criada como escola de cooperação, e mais tarde se tornou. Ele trabalha em estreita colaboração com cooperativas e cooperativas de crédito locais para traduzir ideias em ação e fornecer programas de curto prazo para o movimento.

A professora Gicheru disse que a universidade está agora desenvolvendo uma plataforma conjunta para que as cooperativas compartilhem pesquisas e conduzam projetos de pesquisa colaborativa entre instituições educacionais e o movimento cooperativo.

Outro parceiro, a federação de seguros Climbs, fornece treinamento para 4.000 cooperativas membros nas Filipinas – um país com 14.000 cooperativas. Desde 2011, eles treinaram 3.000 líderes de cooperativas.

Os delegados também ouviram do professor Mohamed Maie, fundador e CEO do Instituto Técnico Cooperativo Malaq Laye na Somália, que descreveu alguns dos desafios enfrentados pelo movimento cooperativo em seu país.

Em fevereiro, uma equipe entregou um programa de educação executiva em parceria com o Instituto de Alfabetização Financeira de Climbs. Uma delegação da Climbs participou da Conferência Centenária da Faculdade como parte de um pacote, incluindo uma masterclass executiva certificada de um dia.

A guerra civil da Somália, que continua desde 1991, afeta a indústria do país e, por muitos anos, o país carecia de um governo central permanente. As cooperativas de pesca, transporte e agricultura sobreviveram ao conflito, mas todas as outras indústrias haviam desaparecido, explicou Maie, cujo instituto ajuda essas cooperativas a acessar o treinamento. Ele diz que a primeira universidade cooperativa da Somália está sendo montada.

Questionado sobre como as cooperativas podem mudar a economia, o professor Novkovic disse aos delegados para “fazerem o que puderem onde estão”. “Temos exemplos que funcionam, mesmo que eles não funcionem. Você precisa dizer – não é assim que fazemos as coisas “, acrescentou.

Ross acrescentou que o sistema educacional na Inglaterra está “enraizado no século 19” e “não é adequado ao objetivo”.

“Devemos pensar constantemente em como incorporamos o aprendizado em nossa vida cotidiana. Precisamos nos lembrar de que novas formas de aprender são formas de avançar”, disse ela.

Fonte: Coopnews

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet