NOTÍCIAS | DIA DE COOPERAR VEM AÍ
Terça-Feira, 09 de Março de 2021, 08h:03
Dia C 2021 em MT será lançado dia 12 de abril
Dia de Cooperar vem aí

ASSESSORIA SISTEMA OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Dia de C 2021 em MT será lançado dia 12 de abril

Dia de C 2021 em MT será lançado dia 12 de abril

O Sistema OCB/MT, através do Sescoop/MT, agendou o lançamento oficial do Dia de Cooperar em Mato Grosso, para o dia 12 de abril, às 9 horas, pela plataforma meet.google.com. “Vamos continuar com o mesmo procedimento do Dia C realizado em 2020, e o lançamento será virtual. Estamos seguindo as recomendações das organizações de saúde e assim evitar que todas as partes envolvidas nesse movimento cooperativista, se exponham ao COVID-19”, disse o superintendente do Sescoop/MT, Adair Mazzotti.

Em 2020 o Dia C contou com uma grande adesão das cooperativas de Mato Groso e os resultados foram positivos. As 162 iniciativas, dos 6.439 voluntários, de 133 cooperativas, localizadas em 68 municípios, beneficiaram 550.398 mil pessoas, com projetos contínuos e pontuais. Só com ações voltadas para atender a comunidade na pandemia foram 103.

O que é o Dia C - O Dia de Cooperar é o movimento que expressa a força do cooperativismo em prol de transformações sociais. Está organizado no formato de iniciativas voluntárias de responsabilidade social, executadas pelas cooperativas brasileiras, com o apoio das unidades estaduais do Sistema OCB e Mato Grosso tem atuado como um incentivador deste programa junto às cooperativas desde 2013.

Objetivo - Pautado pelos princípios e valores do cooperativismo, o Dia de Cooperar tem como objetivo executar iniciativas de responsabilidade social nas comunidades em que as cooperativas estão inseridas, por meio de ações voluntárias, ajudando, assim, pessoas a transformarem suas vidas. Uma ação que é realizada durante o ano inteiro é comemorado no primeiro sábado do mês de junho, e que este ano será no dia 05/06.

As novidades do Dia C 2021
A primeira novidade é a atualização do sistema. Agora ficou mais fácil inserir as iniciativas. Inscrição e relatório com formulários simplificados. Relatório preenchido com o que foi efetivamente realizado.
A segunda novidade é a capacitação. No site https://www.capacita.coop.br/sescoop já está disponível o curso Introdução à Agenda 2030 ODS e nos próximos meses de março, maio e julho serão lançados novos cursos em parceria com o PNUD para apoiar o desenvolvimento das cooperativas em relação às ODS e a elaboração de projetos.

Como participar do Dia de Cooperar em Mato Grosso

Cadastro: As cooperativas devem cadastrar as iniciativas no site http://diac.somoscooperativismo.coop.br/

Prazo: Prazo de Preenchimento do Relatório Final

- Ações realizadas até 31/07 devem ser preenchidas até 31/08.

- Ações realizadas a partir de agosto devem ser preenchidas até a primeira quinzena de dezembro.

Envio de Materiais (Camisetas): - A partir de junho serão enviadas as camisetas e as cooperativas que quiserem podem mandar confeccionar.

As informações estão disponíveis no site http://diac.somoscooperativismo.coop.br/downloads as peças de divulgação da campanha 2021, caso a cooperativa deseje confeccionar.
Responsabilidades da Cooperativa – Medidas de Biossegurança Covid-19

Durante a realização de quaisquer ações e/ou projeto social é de total responsabilidade da cooperativa adotar as medidas de biossegurança orientadas pelos órgãos de saúde e respeitando as medidas locais, no que diz respeito à:
- Uso de máscaras obrigatórias por todos os participantes;
- Disponibilizar aos participantes álcool gel em 70% para higienização das mãos;
- Ambiente ventilado com manutenção da abertura de portas e janelas;
- Orientar ao não compartilhamento de objetos;
- Distanciamento entre os participantes de ao menos 1,5 metros;
- Evitar aglomerações.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet