NOTÍCIAS | COOPERATIVISMO
Sexta-Feira, 11 de Janeiro de 2019, 10h:28
Cooperativistas falam com otimismo de 2019
Cenário é de crescimento

Assessoria Sistema OCB/MT
noticias@ocbmt.coop.br

Assessoria Sistema OCB/MT

LIDERANÇAS

Cooperativas recebem certificado

O cenário traçado por lideranças cooperativistas de Mato Grosso é de otimismo para 2019. Esse foi o resultado do IX Encontro Mato-Grossense de Lideranças Cooperativistas, realizado no dia 06 de dezembro de 2018, pelo Sistema OCB/MT, que contou com a participação de mais de 100 líderes de cooperativas de diversos setores. Foi feita uma análise de cenários, perspectivas políticas e avaliação tendências e mudanças que contribuem para o desenvolvimento do Sistema Cooperativista.
O presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza, disse durante a abertura do evento, que acredita que Mato Grosso será um estado de cooperativismo de resultado e exemplo para o Brasil e o mundo, “porque aqui se faz um cooperativismo de alto nível, novo e com novas bases. Mas para isso, as cooperativas têm que passar pelo processo de governança, tem que investir na agroindústria. Se as cooperativas não entrarem com a industrialização das commodities, poderão ficar fora desse processo, que será ocupado por outros agentes. Esse é o caminho e vai ser bom para todos os ramos do cooperativismo, pois o foco é alimento. Estou muito otimista com o cooperativismo”.
A pauta de discussão foi ampla no IX Encontro Mato-Grossense de Lideranças Cooperativistas. O professor, Alfredo da Mota Menezes, mostrou que o próximo governo terá um grande desafio pela frente ressaltando que “Mato Grosso cresce, mas de pagamento do funcionalismo público cresce muito mais. Vai ter que cortar gastos e gerar receita para enfrentar essa realidade. Por outro lado, a situação do agronegócio é espetacular, mas falta a industrialização, logística, infraestrutura para completar esse cenário”.
O jornalista Onofre Ribeiro disse que “o Brasil, em particular Mato Grosso, tem um o que chamamos de novo ativo e que o mundo quer e precisa, que é alimento, água, oxigênio e minério. Somos uma potência, mas os governantes têm pela frente dois furações para enfrentar que é a segurança jurídica interna e externa. Precisamos fazer as leis valerem para que haja um ambiente de negócio. Para isso temos que mudar de atitude e a sociedade é a responsável por isso”.
A autogestão para o cooperativismo, foi outro tema na pauta dos líderes cooperativistas. O ex-presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, classificou a autogestão “como um instrumento de gestão que deve ser realizado pela diretoria, pelo conselho fiscal, conselho administrativo, colaboradores e pelos cooperados, que são o objetivo principal”.
Koslovski, disse ainda “que a autogestão é a transparência das ações da cooperativa para com o cooperado e a sociedade. Na medida em que se implanta um programa de autogestão, que é a base principal do sucesso, deve ter o acompanhamento da cooperativa, que chamamos de autocontrole, que permite uma análise permanente, de forma automática, para que possa corrigir as falhas que estejam ocorrendo. Isso acarreta na segurança da gestão e melhores resultados. Infelizmente a autogestão ainda não é uma realizada no Brasil. É necessário muito trabalho”.
RAMO AGRO - Um diagnóstico preliminar com 47 cooperativas agrícolas registradas no Sistema OCB/MT, realizado pelo IMEA - Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, foi apresentado pelo superintendente Daniel Latorraca. As informações dos dados estão sendo trabalhadas e serão disponibilizadas para serem base de planejamento para as cooperativas, para políticas públicas e sistêmicas e pesquisas.
“Estamos muito surpresos com os números do cooperativismo na economia de Mato Grosso. As 47 cooperativas possuem perfis e demandas diferentes, sendo necessário analisa-las de maneira segmentada. Os próximos passos serão de análises macros e orientá-las de forma estratégica nos investimentos através do Guia do Investidor”, disse Latorraca.
I.COOP – A diretora do I.COOP – Faculdade do Cooperativismo de Mato Grosso, Janete Dalabarba, relatou aos presentes como a instituição de ensino superior está desenvolvendo seus trabalhos. “A educação é necessária para que o desenvolvimento do cooperativismo aconteça com pessoas preparadas para a gestão das cooperativas e é necessário o envolvimento de todos para que isso aconteça”, frisou Dalabarba.
100% DE CONFORMIDADE - Foram certificadas 46 cooperativas do Estado de Mato Grosso, por mérito alcançado o percentual de 100% de conformidade cooperativista do Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista - PAGC do Eixo Identidade.
A identidade Cooperativista visa assegurar o respeito aos princípios e à legalidade cooperativistas e contribuir para a prática da autogestão.
Este instrumento de avaliação, compreende a aplicação da Legislação Cooperativista, destacando: Estatuto Social; Registro de matriculas; Livros de atas da assembleia geral; Registros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal; e Fundos obrigatórios.
As cooperativas certificadas foram: COACEN; COMAJUL; COOAD; COOAMAT; COOAMI ; COOPERCOTTON; COOPQUER; COOGAVEPE; COOCAM; COOTRASNCAMPO; COOTRANSVERDE; COOPERBOI; TRANSCAMPI; COOTRAM; SICOOB UNIÃO PANTANEIRA; SICOOB INTEGRAÇÃO; SICOOB PRIMAVERA; SICOOB CERRADO MT; SICOOB CENTRAL MT/MS; PRIMACREDI; SICREDI NOROESTE MT; SICREDI CELEIRO DO MT; CENTRAL SICREDI MT/PA/RO; SICREDI VALE DO CERRADO; SICREDI ARAXINGU; UNICRED MATO GROSSO; SICREDI UNIVALES MT; SICREDI NORTE MT; SICREDI OURO VERDE MT; SICREDI SUDOESTE; SICOOB NORTE; COOPEMA; COOPES; COEDUC; COOPERSINO; UNIMED NORTE; UNIMED CACERES; UNIMED RONDONÓPOLIS; UNIMED ARAGUAIA; UNIMED VALE DO SEPOTUBA; UNIMED FEDERAÇÃO MT; UNIMEV MT; COOMSER; COOPSERVS; COOMUSERV.
INSTITUTO CIRANDA - Instituto Ciranda Música e Cidadania fez uma apresentação durante o evento. O Instituto é uma associação civil sem fins lucrativos reconhecida, criada para desenvolver ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania.
Os alunos do Instituto Ciranda dispõem gratuitamente de todas as condições para se desenvolverem socialmente por meio da música: aulas do instrumento musical da sua escolha, aulas de disciplinas teóricas auxiliares, métodos, partituras e sempre que possível do instrumento musical.

Veja mais fotos clicando aqui 

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet