NOTÍCIAS | RAMO CRÉDITO
Quinta-Feira, 23 de Maio de 2019, 09h:15
Cooperativas ocupam espaços deixados pelos bancos
Muito para crescer

Folha de Londrina/PR
Londrina/PR
noticias@ocbmt.coop.br

Mercado de trabalho nas cooperativas de crédito

 

À medida que os bancos fecham agências por todo o País, o cooperativismo de crédito vai ocupando os espaços deixados por eles. De 2013 a março deste ano, o número de agências bancárias caiu de 22.918 para 20.784, segundo o Banco Central. A redução é de 9,3%. Já as agências das cooperativas aumentaram de 5.092 para 6.421, ou seja 26%, no mesmo período.
Apesar desse crescimento, a participação do cooperativismo no mercado financeiro ainda é muito pequena: 5,7% no caso dos depósitos e 4,2%, nos créditos oferecidos. As mais de 900 cooperativas desse ramo têm 10,5 milhões de associados, que mantêm aproximadamente R$ 148 bilhões em depósitos, de acordo com o FGCoop, fundo garantidor do SNCC (Sistema Nacional de Crédito Cooperativo).
O diretor-presidente da FNCC (Federação Nacional das Cooperativas de Crédito), Wanderson de Oliveira, afirma que os bancos fecham agências apostando no atendimento digital, ao passo que as cooperativas também investem em tecnologia, mas sem deixar de lado o atendimento presencial, uma das características do ramo.
“As pessoas ainda gostam de sentar para conversar com o gerente, tirar dúvidas, discutir um investimento”, alega Wanderson de Oliveira. Segundo ele, até os mais jovens, que preferem os aplicativos, querem atendimento personalizado e presencial em determinadas situações. “Têm necessidade de um contato físico com o gerente e, nos bancos, isso está cada vez mais difícil.”
Além de ocupar os espaços deixados pelos bancos, as cooperativas estão aproveitando parte da mão-de-obra da qual eles estão abrindo mão. “Contratamos muitos dos funcionários demitidos. São profissionais com larga experiência e só precisam ser treinados para aprenderem como funciona uma cooperativa”, explica.
De acordo com a OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), o ramo de crédito tinha 37.266 funcionários em 2007. Já, em 2017, eram 60.237 – um crescimento de 62%.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet