NOTÍCIAS | COOPERATIVISMO
Quinta-Feira, 24 de Junho de 2021, 10h:00
Cooperativas de MT se mobilizam para o Agro Fraterno
Doação de alimentos para quem tem fome

ASSESSORIA SISTEMA OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Cooperativas de MT se mobilizam para o Agro Fraterno

Doação de alimentos para quem tem fome

Mais de 116,8 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar ou passando fome no Brasil, segundo pesquisa feita em dezembro de 2020 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). Desses 116 milhões, cerca de 43 milhões (20,5% dos brasileiros) não contavam com alimentos em quantidade suficiente e 19 milhões da população (9%) estavam passando fome, maior taxa desde 2004. Em 2018, o IBGE identificou 10 milhões de brasileiros nestas condições.

Em Mato Grosso, relatório da Secretaria Estadual de Fazenda aponta que no território mato-grossense, até janeiro de 2021, existiam 520.321 mil famílias registradas no Cadastro Único, mecanismo adotado pelo governo para saber informações das pessoas em situação de pobreza. Desse total, cerca de 132.026 mil são de famílias com renda per capita de até R$ 89 por mês e vivem na extrema pobreza.

É neste cenário, que o movimento cooperativista do Brasil aderiu ao programa Agro Fraterno do Governo Federal através dos Ministérios da Agricultura e da Cidadania, que tem como propósito estimular as empresas e cooperativas a abraçar ainda mais as ações de combate à fome no país, que se agravou por conta da pandemia, por meio da doação de alimentos.

“As cooperativas de Mato Grosso também fazem parte do programa Agro Fraterno. Elas já realizam diversas ações de voluntariado através do Programa do Dia de Cooperar e muitas iniciativas são de doação de alimentos. O interesse pela comunidade é um dos princípios do cooperativismo e participar de mais uma campanha será um processo natural das cooperativas”, disse o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho.

Cezário reforça o convite às cooperativas de Mato Grosso, de todos os setores, e pede para que “participem dessa campanha para continuarmos a fazer a diferença onde estamos presentes''. Muitas pessoas estão passando fome e devemos e podemos ajudar”.

Como Participar – As cooperativas que fizerem doações de alimentos e recursos financeiros às entidades beneficentes devem comunicar ao Sistema OCB/MT, para que seja posteriormente cadastrado no site Agro Fraterno - http://www.agrofraterno.com.br/. As ações podem ser cadastradas também no Programa do Dia de Cooperar.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet