NOTÍCIAS | RAMO MINERAL
Terça-Feira, 23 de Abril de 2019, 11h:12
Cooperativa mineral de MT está entre as maiores do país
Ranking publicado no Anuário Mineral Brasileiro

Assessoria Sistema OCB - Aurélio Prado
Brasília/DF
noticias@ocbmt.coop.br

O cooperativismo mostra sua força em todas as áreas onde atua. Um bom exemplo é o trabalho das cooperativas do setor mineral. Para se ter uma ideia, na edição do Anuário Mineral Brasileiro – principais substâncias metálicas, que acaba de ser divulgado pela Agência Nacional de Mineração, 10 cooperativas figuram entre os maiores produtores de estanho, nióbio e ouro do país, em 2018 e a Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Peixoto (Coogavepe) esta na lista. Confira quais são elas:

0001 (4).jpg

 

AVALIAÇÃO
Para o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, apesar de os percentuais serem aparentemente pequenos, representam uma importante contribuição para a economia do país. “Quando a gente vê uma cooperativa contribuindo com 4% do total de ouro produzido no Brasil, no ano passado, estamos falando de quatro toneladas de ouro, fruto de um trabalho duro, realizado por 5,4 mil cooperados. Isso, para falar apenas do resultado de uma cooperativa. Então, a presença de cooperativas em rankings como esse mostra que elas estão fazendo muito bem o dever de casa quando o assunto diz respeito à legislação e às questões ambientais, tudo isso enquanto geram trabalho, emprego e renda na região onde atuam. Estamos muito satisfeitos com esse resultado”, avalia Márcio Freitas.

COMPARTILHAR
Para o coordenador do Ramo Mineral, Gilson Camboim, o anuário mostra um conjunto de resultados positivos que deve ser compartilhado. “Podemos atribuir esse excelente resultado, primeiramente, aos nossos cooperados. Eles sempre acreditaram na força do cooperativismo e, por isso, sempre colocam em prática as orientações técnicas e administrativas que trazem mais credibilidade ao nosso setor. Em segundo, agradecemos todo o apoio que recebemos dos parceiros das cooperativas minerais, como é o caso da OCB, das prefeituras e dos órgãos de fiscalização e controle. Sabemos que avançamos muito, mas também temos a certeza de que ainda temos um longo caminho para percorrer”, conclui o cooperativista.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet