NOTÍCIAS | RAMO CRÉDITO
Terça-Feira, 21 de Maio de 2019, 10h:00
Começa a 6ª edição da Semana ENEF
Estratégia Nacional de Educação Financeira

Assessoria Sistema OCB - Aurélio Prado
Brasilia/DF
noticias@ocbmt.coop.br

banners-quadrados-6-Semana-Enef_A.jpg

 

O dinheiro é uma ferramenta essencial na hora de realizar sonhos. Muito ou pouco, concretizar alguma coisa vai exigir uma certa quantia de valores e uma boa dose de conhecimento. É por isso que o Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), visando promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), iniciou no dia 20 de maio a sexta edição da Semana ENEF.
O evento conta com o apoio do Sistema OCB, do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) e programação ocorre até domingo que vem, dia 26/5, e é composta por diversas ações educacionais gratuitas, com o objetivo de disseminar a educação financeira, previdenciária e de seguros, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania e autonomia.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, ter educação financeira é, sobretudo, ter consciência de que, para cuidar das finanças, não são necessários grandes conhecimentos matemáticos ou técnicas complicadas. “O que as pessoas precisam saber é que o dinheiro é um bem limitado e, exatamente por isso, entender como gerir os próprios recursos é o primeiro passo para uma vida mais próspera”, avalia a liderança.
Maurício Moura, diretor do Banco Central do Brasil, o evento é essencial para estimular o brasileiro a lidar com dinheiro de forma mais apropriada. “A Semana ENEF consolida-se a cada ano como um grande evento disseminador da Educação Financeira no Brasil, na medida em que instituições públicas e privadas se mobilizam em torno do objetivo comum de promover o letramento financeiro de nossa população”, argumenta.
EXPRESSIVIDADE
Segundo Márcio Freitas, a participação das cooperativas na Semana Enef tem bastante expressividade. De acordo com os números do Banco Central, cerca da metade de todas as ações realizadas ao longo das últimas edições do evento foi realizada por cooperativas de crédito. O mesmo ocorreu com relação ao público alcançado por essas ações.
NÚMEROS
Realizada anualmente desde 2014, a Semana ENEF apresenta um balanço bastante positivo. Em 2018, contou com quase sete mil ações – presenciais e online, ocorrendo em mais de 1,1 mil cidades, localizadas em todos os estados.
Quer saber mais? Acesse: http://www.semanaenef.gov.br

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet