NOTÍCIAS | CRÉDITO
Quinta-Feira, 20 de Janeiro de 2022, 10h:20
Com foco na educação financeira, Sicredi oferece soluções para planejar ano
Incentiva projetos que estimulam vida financeira saudável

Assessoria Sicredi Centro Norte
Cuiabá/MT
noticias@ocbmt.coop.br

 

Divulgação

Com foco na educação financeira, Sicredi oferece soluções para planejar ano

Organizac?a?o financeira pra?ticas para ter bons resultados

Começo de ano é sempre uma nova oportunidade para que as pessoas façam seus planos e tracem metas para novas conquistas. Mas também pode ser um dos períodos mais apertados para aqueles que não se organizaram e acabaram gastando mais do que podiam nas festas e presentes de fim de ano. Além da temida fatura do cartão de crédito, entram no radar dos orçamentos familiares os tradicionais impostos, como IPTU, IPVA e para quem tem filhos em idade escolar, gastos com educação (matrícula e materiais).

Para a coordenadora de Desenvolvimento de Negócios Pessoa Física da Central Sicredi Centro Norte, Juliana Rodrigues, mesmo para aqueles que estão com as contas apertadas neste início de ano, ainda é possível se organizar e fazer planos para realizar sonhos e conquistas de novos bens. Segundo ela, é importante que a pessoa faça o levantamento de todas as suas dívidas, coloque tudo na ponta do lápis, organize as receitas e despesas, pois sabendo quanto é necessário para pagar as contas do mês você poderá negociar com seus credores e adequar as contas dentro do orçamento.

“Se possível, procure uma linha de crédito mais acessível, como o consignado, que possui juros menores, por exemplo, e comece pagando as dívidas com juros mais altos. Feito isso, a pessoa pode se organizar e começar a definir suas metas, separando o que é de curto, médio e longo prazos”, explica.

Nos próximos passos desse planejamento é importante que a pessoa coloque a educação financeira em prática. A educação financeira, inclusive, é uma das premissas do Sicredi, que promove e desenvolve projetos para diferentes públicos ao longo do ano com esse objetivo. “Os produtos financeiros se utilizados da maneira correta, podem apoiar na realização de sonhos como, por exemplo: Para os objetivos de curto prazo, o cartão de crédito possibilita a compra de algum bem, ou alguma viagem com antecedência sem que haja o acréscimo dos juros. Já para planejamentos mais longos, existe a opção do consórcio, que possibilita a compra de bens com taxas de administração menores e mais atrativas em longo prazo, como para a compra de um veículo ou da casa própria”, pontua Juliana.

De acordo com a coordenadora, para aqueles que já são organizados e disciplinados em poupar, o Sicredi disponibiliza produtos de investimento que atendem os mais variados perfis. “Uma alternativa para os mais conservadores, que querem rentabilidade e não gostam de se expor a riscos seria a renda fixa. Já para aqueles mais arrojados existem fundos multimercado e ações, que oferecem a possibilidade de retornos maiores do que os proporcionados pela renda fixa”, acrescenta.

Juliana lembra que cada cooperativa do Sicredi tem autonomia para trabalhar suas taxas, o que permite que a pessoa interessada possa, assim como recomendado em qualquer situação de aquisição de um bem ou produto, fazer uma pesquisa prévia antes de fechar o negócio.

Cooperação na Ponta do Lápis

Implantado em 2020, o Programa tem o propósito de cooperar para uma vida financeira sustentável. Por isso, leva Educação Financeira para regiões onde a cooperativa está presente, impulsionando o crescimento dos associados e das comunidades, e contribui para uma sociedade mais próspera.

O Programa se desdobra em conteúdos para diferentes públicos e tem metodologia própria apoiada nos conceitos da economia comportamental, considerando questões emocionais envolvidas na tomada de decisão e auxiliando na busca do equilíbrio financeiro.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 25 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. 

O Sicredi Centro Norte, que abrange os estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e as cidades de Britânia e Jussara em Goiás, tem mais de 680 mil associados, com 231 agências em 175 municípios.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet